Brasil é terceiro no ranking de mortes no trânsito

Seguros

Segundo dados do relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, ficando atrás da Índia e da China. As mortes decorrentes de acidentes de trânsito são a oitava principal causa de morte no País, com aproximadamente 1,35 milhão de vítimas por ano. 

A Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos que apoia iniciativas com grande potencial de impacto social, investe na educação, lança um vídeo e convida o público para pensar na dimensão de suas atitudes.  O vídeo, que poderá ser assistido nas redes sociais da entidade a partir do dia 14 de novembro, apresenta uma reflexão sobre o impacto do acidente de trânsito na vida das vítimas, podendo gerar limitações, como o uso da cadeira de rodas (https://www.youtube.com/watch?v=CNkrDjCqU_4).  

Mesmo sabendo dos graves riscos, há uma fatia da população que tem como hábito o comportamento agressivo ao volante, uso do celular, baixa atenção à sinalização e práticas negligentes em relação ao uso abusivo do álcool e outras drogas, além da falta de manutenção mecânica de seus veículos. Sabendo dos dados alarmantes e o impacto destas ações na segurança viária, a Fundación desenvolve um trabalho intenso de prevenção de lesões e mitigação de acidentes, por meio de vários projetos, como Na Pista Certa, Educação Viária é Vital, Grau na segurança e Objetivo Zero

A educação é um tema prioritário e transversal a todas as iniciativas que a entidade realiza. Ao longo do tempo, com ações e pesquisas sobre mortalidade no trânsito, a instituição se uniu à iniciativa pública levando a educação viária para escolas, visando uma base de conhecimento para um futuro seguro para todos. “Nossa atuação sempre esteve muito focada na segurança e educação viária, por meio de vários projetos e pesquisas sobre hábitos dos nossos cidadãos, traduzindo como devemos agir coletivamente para fomentar um pensamento responsável e crítico no âmbito social”, destaca a representante da Fundación MAPFRE no Brasil, Fátima Lima. 

Baseada em sua experiência e estudos realizados nos últimos anos, a Fundación MAPFRE ressalta dicas importantes para mitigar o risco de acidentes no trânsito

Use sempre o cinto de segurança: como o próprio nome diz, o cinto de segurança garante a integridade física do condutor e dos passageiros em caso de acidente. Por isso, seu uso é obrigatório em todos os veículos automotores que percorrem vias urbanas, rodoviárias e rurais, como definem o art. 65-167 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a res. 48/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).  

Respeite a velocidade: obedeça sempre aos limites de velocidade, identificados por placas sinalizadoras nas áreas urbanas e na rede rodoviária.  

Não utilize o celular: falar ou mexer no celular ao volante é infração gravíssima, sujeita a multa e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) segundo o CTB. Caso seja necessário, estacione em local permitido para, então, usar o aparelho. Mantenha distância segura: faça sol, faça chuva, é prudente manter uma distância segura dos outros veículos. 

Mãos sempre ao volante: conduza com ambas as mãos no volante. Não se distraia apanhando objetos no veículo em movimento.  

Dirija com a máxima atenção: habitue-se a dirigir com atenção plena.  

Cuidado ao ultrapassar: faça movimentos precisos e ultrapassagens seguras. A prudência evita acidentes.  

Priorize seu bem-estar: quando sentir-se sem condições físicas ou emocionais, não conduza! 

Atenção às condições do veículo: não adianta dirigir com cautela se o carro não estiver em bom estado. Antes de iniciar a viagem, faça a revisão do veículo: a manutenção preventiva garante segurança e economia ao motorista. 

Projetos cíclicos 

A segurança viária é um aspecto extremamente relevante para a sociedade. Por isso a Fundación MAPFRE desenvolve e apoia programas capazes de contribuir para a redução dos acidentes de trânsito e o fortalecimento da segurança viária entre todos os atores da sociedade. O Na Pista Certa, por exemplo, há 15 anos roda o Brasil, levando experiências lúdicas e pedagógicas para crianças, de forma gratuita, com ações em um cenário de uma minicidade.  

Já o Educação Viária é Vital, destaca-se por ser uma ação educativa que envolve os alunos em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária de suas próprias escolas e da comunidade. Durante a semana nacional do trânsito, também, foi promovido o Grau na segurança, que trouxe uma série de ações, como manutenção de motocicletas, saúde e bem-estar para motoqueiros da cidade de São Paulo.