Collab Trends debate o uso de tecnologia e investimentos financeiros no agronegócio

Finanças Tecnologia

São Paulo, fevereiro de 2023 – O hub de inovação aberta Alfa Collab, empresa pertencente ao Conglomerado Financeiro Alfa, acaba de estrear o formato presencial do podcast Trends, lançado em 2021, que entrevista executivos sobre temas relacionados ao segmento de startups, transformação digital, tecnologias, sustentabilidade e venture capital

Para a primeira experiência no estúdio, o programa contou com a presença de Antonio Moreira Salles, sócio da Mandi Ventures e membro do conselho consultivo e do comitê de tecnologia de uma grande empresa agrícola brasileira. Também contou com a presença de Claudio Cardoso, apresentador do Trends e consultor de comunicação estratégica no Banco Alfa, e de Francisco Perez, diretor de novos negócios, responsável pelo hub de inovação Alfa Collab e pela área de ESG Alfa. 

Neste episódio Francisco Perez ressalta que a missão do Conglomerado Financeiro Alfa com o segmento de agronegócio é trabalhar justamente com a área financeira, mas o Alfa Collab tem o objetivo diverso, daquele de conectar com o ecossistema agrotech e com as tecnologias desenvolvidas por startups. Já Antonio Moreira Salles explica que, ao contrário do Brasil, o ecossistema de startups está integrado ao âmbito acadêmico nos países europeus. Desse modo, a integração com companhias de investimentos, como a Mandi Ventures, é bastante facilitada para a geração de negócios, e que inclusive, poderia ser implementada no país. 

O sócio da Mandi Ventures ressalta que a tecnologia permite às instituições financeiras, atualmente, terem a possibilidade de realizar com segurança o acesso ao crédito para companhias que não tinham acesso. Ainda, quanto à tecnologia, o responsável pelo hub de inovação Alfa Collab afirma que por meio da tecnologia é possível destravar novos modelos de negócio sem que haja a necessidade de acompanhar e verificar certas atividades no local e podem ser feitas por informações realizadas por um programa de satélite. 

“Quanto às previsões para 2023, a frente de destravar valor de instituições financeiras vai acontecer e com algumas startups ajudando e, até mesmo, dando créditos. Além disso, os temas sustentabilidade e alimentação têm um potencial de ter muita força neste ano. Com isso, acredito que a tecnologia tem uma capacidade enorme para viabilizar o trabalho desses segmentos”, finaliza Moreira Salles.

O novo formato do programa está disponível nos canais do Alfa por meio do Spotify (https://open.spotify.com/show/66wkWQ0QWGz0EFPYaK2DJK) e do Youtube (https://www.youtube.com/@AlfaConglomerado).