Sompo é destaque em levantamento do Great Place to Work

Seguros

A Sompo acaba de receber dois reconhecimentos importantes relacionados à saúde e bem-estar do trabalhador, conferidos pelo Great Place to Work (GPTW). A companhia está entre as sete empresas de Destaque na área de Saúde Emocional, dentre todas as empresas certificadas em 2023. Além disso, a seguradora está entre as 20 empresas de Grande Porte premiadas na categoria Melhores Práticas – Jornada de Trabalho Flexível 2023 num levantamento que analisou as práticas de cerca de 600 empresas.

“Acreditamos que as pessoas estão na essência da qualidade da entrega e no resultado da companhia. Por isso contamos com políticas bem estruturadas que visam proporcionar a melhor experiência possível e seguem com acompanhamento de resultados periódicos e processo de melhoria constante. Isso contribui para o fortalecimento da cultura, um clima organizacional saudável e o desenvolvimento de relações de confiança, que são o suporte para o crescimento sustentável do negócio”, afirma Alfredo Lalia Neto, CEO da Sompo. 

Saúde Emocional

A estratégia de saúde organizacional da Sompo é pautada pelo “Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar: Você na Sua Melhor Versão.” Este programa visa realçar o empoderamento das pessoas para a gestão de sua própria saúde e está dividido em ações que incentivam a rotina preventiva de saúde, hábitos para promover a saúde mental e a saúde financeira. Essas iniciativas garantem constância, consistência e coerência nas ações de saúde organizacional, refletindo o compromisso com o bem-estar com as pessoas que trabalham na Sompo. Além disso, a empresa disponibiliza assistência médica, telemedicina, acompanhamento às gestantes, pessoas com doenças crônicas e hospitalizados, entre outros benefícios.

Só para se ter uma ideia, no ano de 2023, o Programa de Qualidade de Vida da Sompo registrou cerca de 1,5 mil participações em palestras e lives sobre temas diversos relacionados a bem-estar e saúde mental e emocional, 899 atendimentos de quick massage e três corridas e caminhadas que foram apoiadas pela companhia e contaram com um total de 135 participações. A companhia também mantém 12 vídeos com trilhas de mindfullness disponíveis na Sompo Academy, universidade corporativa da companhia.

Um dos diferenciais do Programa de Qualidade de Vida é a equipe de gestão de saúde, composta por uma médica (com especialização em psiquiatria), um fisioterapeuta e acupunturista e uma técnica de enfermagem. Juntos, esses profissionais somaram mais de 3,2 mil atendimentos, contribuindo também para ações preventivas voltadas a um quadro com cerca de 700 pessoas em 2023.

Um dos benefícios de destaque é flexibilidade para profissionais que vão se tornar pais. A licença-maternidade é estendida, de seis meses, e a licença-paternidade de 20 dias. No caso das gestantes, assim que a pessoa comunica a gestação, seu modelo de trabalho passa a ser 100% remoto e isso se estende até o 12º mês de vida da criança. Essa facilidade tem um impacto positivo relevante tanto na saúde do bebê quanto da mãe, por conta das necessidades específicas de cuidados nesses primeiros meses e também devido aos desafios de conciliar a maternidade à gestão da vida pessoal e profissional. Já os profissionais que se tornam pais, desde 2022, também entram em trabalho 100% remoto do primeiro ao 12º mês de vida da criança. A companhia entende que é um movimento importante para a equidade de gênero, em relação à corresponsabilização nos cuidados com a criança. Vale ressaltar que esses benefícios são válidos para qualquer situação de parentalidade, o que inclui pais e mães adotivos ou não ou casais homoafetivos.

“Esses dois reconhecimentos, que são feitos a partir de um levantamento estruturado de dados, são de suma importância. A GPTW é uma organização reconhecida mundialmente e ter a comprovação de que nossas práticas estão entre as de destaque no país mostra que estamos no caminho certo”, ressalta Celso Ricardo Mendes, diretor Executivo da Sompo. “Está no DNA da Sompo o cuidado com as pessoas. Entendemos que é importante que os profissionais estejam felizes e satisfeitos no ambiente de trabalho, fazendo da Sompo uma referência em saúde, qualidade de vida, bem-estar e segurança”, complementa.

Flexibilidade

A Sompo mantém um modelo de trabalho híbrido e jornada flexível de horário, desde o fim do período de distanciamento social decretado por conta da pandemia, período em que a jornada de trabalho foi cem por cento remota. Esse modelo permitiu a flexibilidade na rotina, proporcionando benefícios tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente.

No Censo Sompo de 2023 foi constatado que 35% das pessoas utilizam carro, 54%, trem, metrô e/ou ônibus no trajeto para o trabalho. Das pessoas que responderam ao levantamento, 43% gastam em torno de duas horas no deslocamento ida-volta do trabalho e 27% gastam mais de três horas nesse trajeto. A redução no número de idas mensais ao escritório otimizou o tempo de deslocamento, que passou a ser dedicado a atividades pessoais, cursos de aprimoramento, mais tempo com a família. Esse comportamento também tem um impacto positivo por conta contribuir para que menos pessoas tenham de se deslocar diariamente por qualquer meio de transporte.

“A conquista desses reconhecimentos é uma validação significativa do nosso compromisso com a saúde emocional e o bem-estar das pessoas. Esse resultado reflete o impacto positivo das práticas voltadas para a qualidade de vida e evidencia que estamos construindo um ambiente de trabalho verdadeiramente saudável e acolhedor”, destaca Roberta Caravieri, diretora de RH da Sompo. “Acreditamos que o cuidado com o bem-estar é fundamental para o desenvolvimento sustentável do negócio e para a realização profissional e pessoal de cada integrante da equipe. As ações desenvolvidas como parte do nosso programa são a materialização dessa crença. Mais do que um simples conjunto de benefícios, nossa estratégia é adotar métodos preventivos e incentivar uma postura proativa que vai multiplicar hábitos importantes para uma cultura de bem-estar na sociedade”, conclui.