DIA INTERNACIONAL DA PESSOA IDOSA E DIA NACIONAL DA PESSOA IDOSA

Seguros

São Paulo, 29 de setembro de 2023 | No dia 1º de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa e Dia Nacional da Pessoa Idosa, a Rede Longevidade anuncia, oficialmente, a Turnê 4 Cantos, que conta com o patrocínio da Brasilprev e com o apoio do Grupo Mulheres do Brasil. A programação especial ocorre durante o Longevidade Expo + Fórum, que acontece no Pavilhão Amarelo da Expo Center Norte, a partir das 12 horas, no Palco Arena São Paulo.

Turnê 4 Cantos é um projeto que tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre o processo de envelhecimento – com os respectivos desafios e oportunidades – e que promoverá encontros presenciais nas cinco Regiões do país, sempre levando em consideração a diversidade regional e os diferentes aspectos que permeiam a longevidade em todo o Brasil. 

Os eventos são voltados às pessoas 60+ de hoje e do futuro, ativistas da causa da longevidade, profissionais com atividades correlacionadas com a temática e público em geral. A programação de 2023 foi estruturada para proporcionar aos participantes uma experiência leve, interativa e prática por meio de debates ricos e atividades sensoriais focadas nos cinco sentidos: tato, olfato, paladar, visão e audição.

“A longevidade é um pilar extremamente importante para a Brasilprev. O aumento da expectativa de vida já é uma realidade e isso é muito positivo, desde que possa ser vivido de forma plena, com saúde e planejamento financeiro. Esse é um desafio que a Turnê 4 Cantos abraça com muito propósito”, destaca Ângela Assis, presidente da Brasilprev.

Segundo Michelle Queiroz, fundadora e diretora-executiva da Rede Longevidade, a Turnê 4 Cantos ultrapassa as fronteiras do Sudeste – onde a Rede surgiu como causa, em Belo Horizonte – para levar um evento a cada região do país. Além do lançamento, em São Paulo, o projeto terá eventos em Brasília (DF), Salvador (BA), Veranópolis (RS) e Manaus (AM), contando com rodas de conversa com convidados que abordarão diferentes aspectos do processo de envelhecimento, como saúde, finanças, relacionamentos e espiritualidade. 

“Vamos oferecer às pessoas, especialmente aos 60+ de hoje e do futuro, experiências que despertam os sentidos e conscientizam sobre o ‘longeviver’. Na prática, vamos incentivar os prateados e quem ainda não chegou à maturidade a serem protagonistas do próprio processo de envelhecimento, adotando novos comportamentos e práticas que vão resultar em mais qualidade de vida – tudo isso de forma interativa e educativa”, afirma, acrescentando que o projeto articula a participação de representantes de diferentes gêneros e etnias, incluindo pessoas com deficiência e LGBTQIAP+ em torno de ações em prol da educação em longevidade. 

A programação completa está disponível no link https://redelongevidade.org.br/quatro-cantos-bp/