Super Quarta: por que o Ibovespa está caindo?

Finanças

*Luiz Felipe Bazzo, CEO do transferbank

O primeiro dia de fevereiro não começou nada bem para os investidores, isso porque hoje (01/02) temos a aguardada “Super Quarta”.

FED


Por esse motivo os índices futuros de Nova York operam em queda nesta quarta-feira, 1, com investidores à espera da primeira decisão do ano do Fomc, o comitê de política monetária do Federal Reserve (FED).

Os índices de ações de Wall Street abriram em queda nesta quarta-feira, com os investidores aguardando cautelosamente a decisão do Federal Reserve sobre sua taxa de juros mais tarde, enquanto a fabricante de chips Advanced Micro Devices subia após a divulgação de uma perspectiva otimista.

Copom


Além disso, hoje (1), após o encerramento do pregão, às 18h30, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central vai divulgar sua decisão de juros. No Brasil, o mercado espera que a Selic seja mantida em 13,75%. Há grande ansiedade, no entanto, para saber como o Copom irá deixar evidente suas preocupações sobre o compromisso fiscal e até mesmo sobre a possibilidade de uma revisão das metas de inflação, como cogitado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com a inflação brasileira ainda em leve queda, se não fossem os riscos atrelados à política e à sustentabilidade fiscal, o ciclo de corte de juros poderia ser antecipado.

Eleições


Em Brasília teremos hoje (1) as eleições para as presidências da Câmara e do Senado. Na Câmara, reeleição de Arthur Lira é tida como certa, com a possibilidade de ser o presidente da Câmara mais votado da história. No Senado, no entanto a história é outra. Já no Senado, Rodrigo Pacheco busca a reeleição, mas tem forte resistência do candidato da oposição Rogério Marinho. Espera-se uma votação apertada, mas Pacheco é considerado ainda o favorito.

Vale


A Vale divulgou que suas vendas de minério de ferro e níquel aumentaram 24% e 30%, respectivamente, no quarto trimestre. A produção de minério, no entanto, caiu 1% para 80,8 milhões de toneladas, o que levou a empresa a fechar o ano 2 milhões de toneladas abaixo da meta de produção de 310 milhões de toneladas.

Isso mostra que as commodities também puxam o índice de hoje (01/02), com Vale (VALE3) caindo após reportar resultados fracos, além do preço do petróleo que leva a Petrobras (PETR4) a operar no vermelho.

Análise


A queda do Ibovespa (IBOV) mostra o sentimento de cautela dos investidores nessa “Super Quarta”. Afinal, é dia dia de decisão de juros no Brasil e nos Estados Unidos. A expectativa de manutenção da Selic em 13,75% ao ano e de desaceleração do ritmo de alta pelo Federal Reserve, nos EUA, para 0,25 ponto percentual, faz com que investidores do mundo todo esperem os resultados para definir quais serão os próximos passos da economia nacional e internacional.

Do outro lado, as eleições da Câmara e do Senado, evidenciam a preocupação dos investidores com o nível de responsabilidade fiscal que o governo atual vai trabalhar, caso a oposição perca as duas eleições, isso mostra que o governo terá mais autonomia para pautar e aprovar leis no Congresso Nacional. Apesar de uma leve queda nos níveis de inflação, o risco com os gastos públicos seguem no radar enquanto o governo não sinaliza nenhum esforço efetivo com o compromisso fiscal.