Portugal é opção para empresário brasileiro que deseja atuar no exterior

Finanças

Com a economia cada vez mais digital e global, o empresário tem encontrado mais espaço para atuar internacionalmente. Mas como começar a investir no exterior? Para o presidente da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), Daniel Coelho, é importante estudar o país onde se deseja trabalhar e trocar experiências com quem está familiarizado com esse tipo de negócio.

“Hoje, vivemos um cenário econômico que facilita a atuação internacional. A troca de informações e de experiências ganhou força com a internet, e ainda há empresas especializadas nesse ramo. Mas é importante que o investidor conheça onde quer injetar capital. Visite o país, entenda as suas possibilidades mercadológicas e converse com quem já realiza essas transações. O relacionamento e a troca de informações são etapas essenciais numa expansão ao exterior”, ressalta.

Para quem não sabe por onde começar, Coelho dá uma dica: Portugal. “Portugal é um país com relações bem próximas com o Brasil, muito pela sua história. Mas há ainda outros fatores que privilegiam a chegada do investidor brasileiro: a comunicação facilitada, já que ambos os países possuem a mesma língua, mesmo com diferenciações. E também a sua localização, centralizada na economia europeia.”

Por já fazer negócios com o Brasil há décadas, existe já uma confiança com os empreendedores do país. “A relação comercial Brasil-Portugal é bem próxima. Os executivos do país conhecem nosso potencial econômico e isso é essencial, pois já rompe barreiras de desconfiança, naturais em relações entre executivos de culturas distintas”, complementa o especialista.

Evento visa difundir relações econômicas entre Brasil e Portugal

Para ajudar neste processo, a Fenacon também está realizando um evento que visa integrar quem deseja investir no exterior com as oportunidades presentes. Trata-se da Missão Brasil-Portugal:

“Será uma programação especial entre os dias 5 e 11 de fevereiro. O empresário vai com a gente até Portugal para conhecer as opções de investimentos e atuação. Estamos organizando um calendário bem amplo, que integre diferentes cidades e possibilidades”, explica o presidente da Fenacon.

Entre os destaques estão a visita ao World Trade Center Lisboa, além das cidades de Porto e Praga. As atividades incluirão diversos eventos com empresários, estruturados com temáticas específicas de negócios: Portugal Tech, Como fazer negócios em Portugal, O ecossistema Tripeiro e Brasil em Portugal.

A abertura da Missão Brasil-Portugal acontecerá no dia 05 de fevereiro (domingo) e contará com as presenças confirmadas do Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, e do secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Bernardo Ivo Cruz.

“É um evento especificamente focado no processo de formação e consultoria para negócios internacionais. A finalidade da missão é fomentar relações entre Brasil e Portugal por meio do know-how e da troca entre os empresários portugueses e os brasileiros que desejam investir”, conclui. Mais informações e as inscrições para o evento estão disponíveis em formulário especial: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd3sLlfZgUXjjSKLA67VOgX9zXnAZnv2ih1akD28aNTK__j1g/viewform