Episódio de estreia da nova temporada do TExTalk recebe CEO do Grupo Autoglass

Seguros

Emir Zanattto, CEO da TEx, abre a terceira temporada do TExTalk – podcast sobre empreendedorismo, tecnologia e inovação -, com a participação especial de Fernando Carreira, CEO do Grupo Autoglass, empresa sediada no Espírito Santo que tem atuação nacional e oferece soluções de tecnologia para diversos segmentos, além de realizar prestação de serviços junto ao mercado segurador.

Durante o bate papo, Carreira, que raramente concede entrevistas, contou sobre a trajetória do Grupo Autoglass, retratando a transformação do pequeno negócio capixaba na maior distribuidora de vidros e acessórios automotivos da América Latina. Atualmente a empresa conta com mais de 80 lojas próprias, mais de 3 mil credenciadas por todo o Brasil e quase 5 mil colaboradores.

Na década de 60, o patriarca da família Carreira, junto com outros sócios, abriu uma pequena loja de vidros automotivos em Vitória, na qual Fernando e seu irmão trabalharam e adquiririam experiência no ramo. “No início dos anos 2000 saímos da empresa e abrimos a AutoGlass, dentro de um contexto que as seguradoras começaram a oferecer cobertura para troca de vidros automotivos dentro do seguro de automóvel. Enxergamos uma excelente oportunidade e daí para frente seguimos evoluindo nesse mercado”, revela.

Para o CEO do Grupo Autoglass, a expansão dos negócios para demais regiões do país se deu por dois fatores que foram acontecendo simultaneamente, a atuação como atacadista e prestador de serviços. “Ainda pegamos a época de abertura do comércio brasileiro a produtos importados, pós-Collor, e vimos mais uma oportunidade de atuar como atacadista e distribuidor de peças para veículos importados. Essa área de atuação, somada ao serviço de reparo para o mercado segurador, fez com que iniciássemos operações em outros Estados do Brasil”.

O executivo destaca que o atendimento padronizado e o nível de qualidade estão muito atrelados a humanização dos colaboradores. “Aposto muito em pessoas. Você ter o colaborador engajado no objetivo principal do negócio é o ponto de partida. Por isso existe um trabalho muito forte do time de RH para trazer engajamento e fazer com que o propósito do colaborador esteja em linha com o propósito da empresa”.

A íntegra do episódio pode ser conferida no Youtube e nas principais plataformas.