5 dicas para preparar a sua loja virtual para a Black Friday

Tecnologia

Esse ano, teremos copa do mundo e Natal muitos próximos, o que vai exigir maior planejamento do e-commerce para que os clientes tenham uma experiência de compras positivas

São Paulo, agosto de 2022 – Uma das principais datas do varejo, a Black Friday, programada para 25 de novembro, acontece em 2022 entre duas grandes datas: a Copa do Mundo, que este ano será realizada de 20 de novembro a 18 de dezembro, e o Natal.

Segundo levantamento da Neotrust, em 2021 a data gerou R$ 5,41 bilhões em vendas no comércio eletrônico, volume 5,8% maior do que no ano anterior. E para 2022 a tendência é de consolidação das vendas em plataformas digitais, já que representam 72% da preferência de compra pela internet. 

Com a evolução das compras online, os desafios são crescentes. Segundo pesquisa da Bornlogic/Opinion Box, realizada em setembro de 2021, para o mercado varejista o maior deles será manter a estabilidade de sua plataforma digital diante do aumento no volume de acessos.

Pensando nisso, a WEBJUMP, empresa referência em transformação digital na América Latina, preparou cinco dicas para que os varejistas digitais possam aproveitar o melhor da data. 

“Empresas e negócios do mundo todo esperam ansiosamente pela Black Friday. É quando o consumidor está mais disposto a comprar e o comerciante querendo vender o máximo possível. Porém, esse ano essa data é ainda mais especial, pois estamos diante de algo inédito que é a chegada da Copa, sem falar que o Brasil estreia na quarta-feira dia 24 de novembro. É preciso estar atento e planejar todos os processos para evitar problemas futuros”, afirma Erick Mello, Chief Commercial Officer (CCO) e Cofundador da WEBJUMP.

Confira como se planejar para proporcionar aos seus clientes uma experiência positiva durante as principais datas do comércio no segundo semestre. 

1 – Planejamento e persona 

Observe as tendências e sempre procure fazer melhorias no site para promover uma boa jornada de compra. Monte um checklist. Coloque no papel tudo aquilo que você deseja com essa data, o que pode dar muito certo e os possíveis problemas que podem surgir ao longo do caminho. Além disso, para que o planejamento seja certeiro comece entendendo quem é o seu cliente. Se faça a seguinte pergunta: Qual é o seu público? Sabendo responder a essa pergunta, você automaticamente saberá o que ele está buscando e como você pode proporcionar isso da melhor forma possível através do digital. 

2 – Personalização 

É importante criar caminhos para direcionar o cliente dentro de um site. Por mais que a Black Friday seja uma tradição de longa data, ainda é necessário mostrar de forma clara onde é possível garantir as melhores ofertas. Crie atalhos e chamadas criativas, personalize o seu site especialmente para essa data. Se possível, conte com um time de marketing para definir essas estratégias. Um ponto bem importante que está em alta e crescendo no Brasil é a Live Commerce e compra de mídia com influenciadores. Para essa época do ano, é uma boa oportunidade! Elas podem gerar bons resultados e ajudar na fidelização de clientes posteriormente. 

Uma tática extremamente valiosa que serve tanto para essa Black quanto para as próximas, é a criação de landing pages contendo ‘/blackfriday/nomedoproduto’, assim você conseguirá indexar essa URL no Google para as épocas futuras, ganhando mais relevância orgânica ano após ano.

3 – Organização entre áreas

É extremamente relevante para os varejistas ter organização, planejamento e execução de três áreas em conjunto: Marketing, Comercial e Tecnologia. Até porque não existe nada mais chato do que deparar com um ambiente online desorganizado. Aliás, esse é um dos motivos que levam as pessoas a desistirem de realizar as compras. Comece separando os produtos por categorias, margens e níveis de descontos, crie grupos dentro deles. Aposte em descrições, fotos e até mesmo vídeos que mostram como determinado produto funciona. Invista em um site simples e interativo, pois a poluição visual é um obstáculo muito comum e faz com que um cliente deixe de comprar.

4 – Time preparado 

Ter uma equipe preparada para resolver qualquer problema durante essa época é também uma forma de entregar um produto ou serviço de qualidade. Aposte na integração do seu time, foque em fazer com que cada pessoa tenha conhecimento da importância dessa data. Invista em reuniões para definição de estratégias e esteja em constante alinhamento interno. Tanto de vendas como o de suporte técnico precisam estar alinhados para não ocorrer ruídos na comunicação. Assim como é de extrema importância o time de pós venda nessa época do ano. É muito comum prazos de entregas extensos durante este período, caso seja a sua realidade, comunique o cliente sobre isso e tenha pessoas preparadas para atender a demanda.  

5 – Segurança e transparência 

Investir na segurança é sempre uma forma de melhorar o desempenho do seu negócio e cada vez mais os clientes estão priorizando isso. Sites seguros que sejam transparentes em relação ao uso de dados são os mais procurados pelos usuários. Como mostra um estudo realizado pelo Reclame Aqui, mais de 88% dos consumidores estão preocupados com sua privacidade e segurança na internet. Sendo assim, tenha conhecimento sobre as LGPDs (Leis Geral de Proteção de Dados) e procure sempre ser o mais sincero e transparente possível com o seu cliente.