A Volkswagen Financial Services Brasil, empresa responsável pelas operações financeiras do Grupo Volkswagen no país, realizou a doação de uma VW Kombi estilizada ao programa social ASMARA. A iniciativa, idealizada pela ONG Gerando Falcões, é focada na geração de renda extra para mulheres moradoras de favelas e periferias, a partir da venda direta de itens doados à organização.
A cerimônia de entrega do veículo aconteceu na última semana, na sede da companhia, em São Paulo. No evento, estiveram presentes Rodrigo Capuruço, CEO da VWFS para o Brasil e América do Sul, Luis Fabiano Alves Penteado, Diretor de Pessoas, Jurídico e Assuntos Governamentais da VWFS Brasil, Petrina Santos, Gerente Executiva de Sustentabilidade e Assuntos Governamentais da VWFS Brasil, e Mayra Santana Silva, Gerente Executiva de Recursos Humanos da VWFS Brasil, além de Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões.
A Kombi disponibilizada pela empresa foi customizada e adaptada às necessidades do ASMARA, com o intuito de garantir uma melhor mobilidade para as integrantes da iniciativa, que poderão utilizar o veículo tanto nos processos de coleta, retirada e transporte dos donativos comercializados, como também para a realização de bazares itinerantes.
“A entrega dessa Kombi é mais um importante resultado da trajetória de parceria e colaboração de longa data que temos trilhado ao lado da Gerando Falcões. Temos uma conexão especial com a organização, além de total confiança no trabalho realizado em prol da comunidade. Acreditamos que nossa missão como empresa é ser a chave da mobilidade e isso inclui a mobilidade social, que certamente será favorecida pelo programa ASMARA”, destacou CEO da VWFS para o Brasil e América do Sul, Rodrigo Capuruço.
A doação da Kombi também vai possibilitar o aumento das vendas das mulheres participantes do programa, como explica Sérgio Rocha, CMO da Gerando Falcões:
“Estamos muito felizes com essa doação da VWFS. A Kombi vai nos ajudar a potencializar a estratégia de vendas, pois nossas Maras poderão comercializar seus produtos em diferentes lugares indo além das suas próprias comunidades, como por exemplo, realizar bazares itinerantes em empresas parceiras, feiras livres e regiões de concentração de comércio. Outro ponto relevante é que com o carro em circulação, também será possível fazer o recrutamento de novas participantes para a iniciativa”, salienta.
Criado com a missão de gerar renda rápida e contribuir com a superação da pobreza nas favelas, ASMARA estimula mulheres a recuperarem a autoestima e conquistarem autonomia e independência financeira por meio de uma jornada de desenvolvimento que as permite realizar sonhos e alcançar metas de vida.
Periodicamente, a Gerando Falcões lança editais junto à sua rede de mais de 2 mil ONGs, convidando líderes sociais a implementarem o programa. As instituições selecionadas são responsáveis por convocar e selecionar mulheres da comunidade para integrar a iniciativa. O processo inclui uma etapa de preparação psicossocial, treinamento de vendas e relacionamento com clientes.
A partir daí, as participantes, chamadas de “Maras”, recebem da Gerando Falcões um kit composto por 45 peças de vestuário, além de produtos de beleza e eletroportáteis, batizado de “Sacola de Oportunidades”. Os itens são destinados à revenda e servem como uma espécie de microcrédito, que facilita e incentiva a jornada empreendedora dessas mulheres, que não realizam nenhum desembolso financeiro para receber as mercadorias.
Parte do valor arrecadado com a venda dos produtos doados é revertido em renda para as participantes do programa. No início do mês de agosto, o projeto bateu a marca de R$ 500 mil pagos em comissões, sendo a primeira oportunidade de geração de renda para muitas dessas mulheres. O restante da quantia contribui para a manutenção de um ciclo virtuoso de prosperidade social, que inclui a sustentabilidade financeira da iniciativa, além da colaboração com os custos arcados pela Gerando Falcões, incluindo logística, impostos e demais despesas.