Vale do Paraíba fortalece mercado de seguros regional com a chegada da Seguros Sura

Seguros

São Paulo, novembro de 2024 – Com uma população de alta renda e um perfil de consumidor que valoriza segurança e proteção, o Vale do Paraíba oferece oportunidades significativas para a expansão e geração de novos negócios para a Seguros Sura Brasil. As perspectivas de desenvolvimento do mercado de seguros na região para os próximos anos refletem o momento positivo do setor, que para 2024 projeta um crescimento histórico de 11,7%, com uma participação de 6,2% no PIB nacional, segundo levantamento da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras). 

A região do Vale do Paraíba apresenta um alto potencial para o desenvolvimento de serviços automotivos. De acordo com o relatório de setembro deste ano do Ministério dos Transportes, o Vale concentra um total de 1.721.068 veículos registrados entre os 39 municípios da região. No período de janeiro a outubro de 2024, São José dos Campos, por exemplo, foi responsável pela venda de 5.736 carros novos, conforme levantamento da Fenabrave, evidenciando o crescimento no setor automotivo local.

Embora apenas cerca de 30% dos veículos possuam seguro atualmente no país, a crescente conscientização da população sobre a importância dos seguros e um atendimento que combine interações humanas com soluções digitais refletem o perfil de consumo local. “É um cliente exigente, que entende a importância de se proteger e valoriza produtos mais customizados, o que demanda uma atuação personalizada, de acordo com a realidade e necessidade em cada município da região”, destaca Erik Arruda, Gerente da Filial Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba.

Para acompanhar essas ofertas, a companhia estruturou seu desenvolvimento comercial localmente. O primeiro passo foi a chegada do experiente Carlos Buzzerio como Gerente de Desenvolvimento de Mercado, com mais de 20 anos de atuação. Além disso, fortaleceu a parceria com as principais corretoras de seguros das cidades de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Caraguatatuba, Pindamonhangaba e Lorena, o que permite capilaridade, atendimento próximo e flexível.

Em São José dos Campos, por exemplo, a combinação de uma economia robusta, infraestrutura desenvolvida e indicadores de segurança positivos colocam o município como a 9ª cidade mais rica do Estado, com um PIB de R$ 45,20 milhões, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE de 2021. Ao mesmo tempo, a cidade por ser referência em qualidade de vida, com áreas verdes e opções de lazer, favorece o crescimento da mobilidade. “Essa combinação de fatores cria um ambiente ideal para a oferta de seguros”, completa Arruda. 

Ao longo dos últimos anos, a Sura tem aumentado sua presença pelo interior de São Paulo, em virtude do desenvolvimento econômico e na relação de proximidade com os corretores locais apresentando um atendimento mais humanizado.

A companhia também reforça a importância do conhecimento e da educação, e regularmente tem realizado ações de treinamentos e capacitação para sua rede, com o objetivo de construir parcerias de longo prazo e proporcionar a melhor experiência aos clientes, fornecendo ferramentas e conhecimento para o corretor e sua equipe.