A Sompo Seguros S.A., subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, comemora seu sexto ano consecutivo na liderança do segmento de Seguro de Transporte no Brasil. A companhia encerrou o ano de 2022 com 17% de market share (4 pp acima do segundo colocado) e emitiu R$ 917,4 milhões em Prêmios Emitidos ante R$ 701,6 milhões emitidos em 2021, o que representa um crescimento de 30,8%, índice bem acima dos 23,2% alcançado pela totalidade do mercado nesse ramo, segundo dados da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados. A expectativa da companhia é de superar R$ 1 bilhão em Prêmios de Seguros no ano de 2023.
“Em 2022 observamos a consolidação de um trabalho iniciado há anos, que nos trouxe e mantém na liderança de mercado por conta do reconhecimento alcançado junto aos corretores de seguros, embarcadores e transportadores em relação à qualidade da entrega em termos de coberturas e serviços “, observa Adriano Yonamine, diretor Técnico de Transporte e Auto Frota da Sompo Seguros. “Mesmo com as dificuldades da economia, que afetam o setor logístico, nossa operação cresce ano a ano. A cada novo exercício, implementamos ferramentas e melhorias que agregam valor e contribuem com a eficiência operacional de nossos segurados. Essa é uma conquista alcançada pelo comprometimento de uma equipe de mais de 120 colaboradores diretos, além dos parceiros que trabalham com uma equipe de cerca de 130 pessoas com dedicação exclusiva, alocados em nossa central de monitoramento própria”.
Eficiência Operacional
Além do crescimento em termos de market share e faturamento, o trabalho de consultoria estratégica está entre os principais fatores para a manutenção da companhia na liderança do mercado. Exemplo disso é que a Sompo Seguros registrou um índice de 53% de recuperação de cargas com medidas de pronta resposta, o que representa milhões de reais em cargas recuperadas, e totalizou R$ 134 bilhões de cargas monitoradas em 2022. “O valor agregado e retorno financeiro e operacional alcançados têm gerado um aumento na procura por essa categoria de serviço. Tanto é que nesse ano, devemos ter um incremento de cerca de 30% somente no número de profissionais dedicados exclusivamente à atividade de monitoramento de cargas em nossa central”, ressalta Adailton Dias, diretor Executivo de Produtos Corporativos e Resseguro da Sompo Seguros.
A consultoria em Gerenciamento de Riscos e de Monitoramento e Assistência à Descarga está entre os principais fatores de sucesso da companhia no segmento de Transporte. Por meio da consultoria estratégica em gerenciamento de risco, a Sompo Seguros, em conjunto com os parceiros corretores de seguros, analisa a operação do segurado, apresenta estratégias efetivas de mitigação de riscos e acompanha sua implementação e operacionalização. Outro serviço é o da Central de Monitoramento própria, que é uma infraestrutura na Sompo Seguros na qual empresas parceiras contam com equipes dedicadas para monitorar exclusivamente cargas de clientes segurados pela companhia.
Já a Assistência à Descarga é prestado por meio da Sompo Services, unidade de serviços da Sompo na área de Transportes. Por meio desse serviço é feito o acompanhamento e vistoria nos seguros de Transportes internacionais com o intuito de minimizar o risco de prejuízo decorrente de avarias que podem ocorrer em mercadorias importadas ou exportadas. Com atuação em todos os portos e aeroportos do Brasil, a companhia conta com infraestrutura para intervir de forma ágil e cuidadosa por meio de um atendimento diferenciado para os clientes. “O trabalho preventivo e diligente de nossas equipes foi essencial para a implementação de planos de mitigação de riscos que, na prática, resultaram na economia de milhares de reais aos nossos clientes. Não apenas pela recuperação de cargas, mas também por evitarmos a incidência de roubos e furtos, acidentes nas estradas ou nas operações de movimentação de carga e descarga. Isso contribuiu para que o objetivo principal das operações de transporte, que é garantir a integridade da carga até o seu destino, se cumprisse. A isso soma-se o incremento na qualidade de vida e segurança de todos os profissionais envolvidos nessa atividade”, destaca Yonamine.
Além disso, a companhia investiu numa infraestrutura que alia ferramentas tecnológicas e know how dos especialistas que compõem o quadro de colaboradores diretos totalmente dedicados à área de Transporte. Por meio dessa estratégia, a Sompo Seguros adotou uma metodologia que traz mais agilidade em qualquer etapa da experiência do corretor de seguros ou do segurado; seja na cotação, análise ou subscrição de risco, no dia a dia de liberação de embarques, regulação e indenização de sinistros, entre outros.
Um exemplo disso é que as filiais da Sompo Seguros em todo o Brasil contam com especialistas em Transporte, com conhecimento das características e necessidades específicas do mercado logístico local. Isso faz com que todo o desenvolvimento de contratos e suporte ao trabalho de gerenciamento de riscos aconteça de forma mais eficiente, traga resultados mais efetivos para o segurado e propicie mais oportunidades de negócios para os corretores de seguros.
Fidelização
Por meio dessa estratégia de metodologia ágil aliada ao atendimento altamente qualificado, a Sompo Seguros fez jus à sua cultura de atuar de maneira próxima aos corretores de seguros e segurados. O resultado dessa estratégia se traduz em índices. Em média, os clientes do ramo de Transporte renovam suas apólices por cinco vezes. Ou seja, em média, são seis anos consecutivos atendendo ao cliente num ambiente de mercado muito competitivo. Outro ponto é que, a área de Transporte da Sompo Seguros registra um índice de retenção superior a 90%.
“Nossos vínculos com os clientes são duradouros porque estabelecemos uma relação de parceria. Isso é fruto de uma estratégia de atuação assertiva em atender às expectativas, o que levou ao reconhecimento do nosso nível de proximidade e comprometimento com a qualidade e valor agregado que o serviço prestado pela seguradora confere à operação dos embarcadores e transportadores”, avalia Dias. “Nossa expectativa é seguir nessa rota de crescimento, empenhados em disponibilizar coberturas e serviços de qualidade superior e contribuir de forma estratégica e próxima aos corretores e segurados para alcançarmos os melhores resultados nas operações logísticas”, afirma.
Mercado
Segundo dados da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, o segmento de Seguro de Transporte alcançou em 2022, cerca de R$ 5,4 bilhões em Prêmios de Seguros, o que representa um crescimento de 23,2% em relação ao R$ 4,4 bilhões registrados em igual período de 2021.
Já o PIB do setor de transporte, armazenagem e correio cresceu 8,4% em 2022, enquanto o PIB brasileiro fechou o ano em alta de 2,9%. Os dados são da CNT – Confederação Nacional do Transporte e apontam também que o volume de serviços do setor cresceu 13,3%. Já o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços indica que as exportações brasileiras registraram um aumento 5,5% no volume embarcado, enquanto as importações cresceram 2,6% em volume de compras.
“Mesmo num ano desafiador, como foi o de 2022, toda a cadeia produtiva alcançou resultados positivos. O excelente crescimento do seguro de Transporte já é um indicativo do potencial de oportunidades em nosso setor ante a expectativa de aquecimento do mercado logístico em 2023”, conclui Dias.