Sompo investe na expansão da consultoria estratégica em gerenciamento de riscos

Carreiras Seguros

A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, está investindo na expansão da sua área de soluções estratégicas de Gerenciamento de Riscos para os segmentos de seguros de Transporte, Patrimonial e Máquinas e Equipamentos Agrícolas. Para isso, anuncia a chegada de Thiago Amorim, que assume o cargo de Superintendente de Gerenciamento de Riscos, e Renato Abreu Soares como Gerente Técnico de Gerenciamento de Riscos Patrimoniais. Com isso, Amorim passa a liderar as estratégias da área que, além da gerência Soares, também conta com Vanderson Gomes, Gerente de Riscos de Transporte e Fernando Santos, Gerente de Riscos de Transporte (Núcleo Montadoras, dedicado ao desenvolvimento de estratégias do segmento Automotivo) e Máquinas e Equipamentos Agrícolas.

A chegada dos executivos é mais uma etapa da estratégia da companhia de incrementar os serviços prestados aos segurados na área de Gerenciamento de Riscos que, além de agregar valor ao contrato de seguros, contribui com a eficiência e segurança operacional dos clientes, entre outros fatores. No ano passado, foi lançada a nova infraestrutura da Central de Monitoramento própria, que agora ocupa uma área de cerca de 655,72 m² e dobrou a capacidade da empresa de monitoramento dedicado de carga, serviço disponibilizado aos segurados em parceria com empresas especializadas nesse segmento, que integra o trabalho de consultoria em Gerenciamento de Riscos de Transporte. Em 2024, foram cerca de 230 mil viagens e R$ 132 bilhões de cargas monitoradas.

“O trabalho que realizamos de gerenciamento de riscos encontrou uma alta aceitação por parte dos segurados e corretores de seguros, com quem trabalhamos em parceria, e foi um diferencial que contribui para alcançarmos a liderança na área de Seguro de Transporte em 2017, posição que mantemos até hoje”, lembra Adailton Dias, Diretor Executivo de Produtos e Resseguro da Sompo. “Nosso público entendeu o valor e passou a demandar essa categoria de serviço, que agora expandimos para clientes de outros ramos e indústrias. As ações de prevenção trazem mais segurança para as pessoas envolvidas na operação, influenciam positivamente na produtividade e no resultado operacional das empresas, são fatores preponderante para a redução nos índices de sinistro, além de terem um impacto importante na sociedade como um todo”, conclui o executivo. 

Sobre os executivos

Thiago Amorim é Superintendente de Gerenciamento de Riscos da Sompo. Na companhia, o executivo passa a liderar as áreas de consultoria em gerenciamento de riscos voltadas aos segmentos de Transporte, Máquinas e Equipamentos Agrícolas e Patrimoniais. É Engenheiro químico, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, com MBA em Gerenciamento de Projetos (IBMEC) e mais de 15 anos de experiência na área de gerenciamento de risco voltado a empresas nacionais e multinacionais de segmentos com Papel e Celulose, Mineração, Logística e Petróleo e Gás. Nos últimos 6 anos atuou na gestão de riscos e seguros de uma grande empresa de Food Tech Delivery no Brasil, com ênfase em implementar soluções de integrações sistêmicas a partir de Inteligência Artificial e Machine Learning para gestão de riscos. É Diretor Vice-Presidente da ABGR – Associação Brasileira de Gerência de Riscos.

Renato Abreu Soares é Gerente Técnico da área de Gerenciamento de Risco Patrimonial da Sompo. O executivo é Engenheiro Químico pela Escola Politécnica-USP e conta com MBA em Finanças pelo Insper. O executivo tem mais de 20 anos de experiência na área de inspeção de riscos com foco em proteção contra incêndio e interrupção de negócios em companhias do segmento de Seguros, Consultoria Empresarial e Indústria da Transformação. Esteve na gestão de programas de seguros para companhias multinacionais e liderou áreas de inspeção de riscos e controle de perdas para empresas dos segmentos de Alimentos, Têxtil, Energia, Fundição, Agrícolas, Logística, Hotelaria, Saúde etc., além de gerir projetos de otimização de resultados financeiros.