Sistema Unimed lidera, por mais um ano, a avaliação oficial dos planos de saúde no Brasil

Seguros

São Paulo, 30 de dezembro de 2024 – A Unimed é destaque do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS 2024, ano-base 2023), principal avaliação setorial realizada anualmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Entre as 18 operadoras médico-hospitalares que obtiveram nota máxima na avaliação, 16 são cooperativas Unimed, totalizando 89% de participação: Unimed Amparo (SP), Unimed Belo Horizonte (MG), Unimed Chapecó (SC), Unimed Federação Paraná (PR), Unimed Fesp (SP), Unimed Fronteira Noroeste/RS (RS), Unimed Litoral (SC), Unimed Londrina (PR), Unimed Nordeste/RS (RS), Unimed Ponta Grossa (PR), Unimed Porto Alegre (RS), Unimed Ribeirão Preto (SP), Unimed Sul Capixaba (ES), Unimed Uberlândia (MG), Unimed Vale do Sinos (RS) e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (RS).

As cooperativas médicas conquistaram também a melhor avaliação entre todas as modalidades da saúde suplementar, alcançando a nota 0,8279, com incremento significativo em relação ao período anterior. Já o mercado geral registrou uma queda na avaliação. Além disso, o Sistema Unimed é responsável por 82 das 128 operadoras (64%) classificadas na faixa de excelência do IDSS, com desempenho superior a 80%. 

Das 269 operadoras do Sistema Unimed avaliadas pela ANS, 223 estão classificadas nas duas melhores faixas de desempenho, são 83% em comparação aos 71% do segmento. Além das cooperativas, o Sistema Unimed se destaca nas áreas de seguro-saúde e odontologia. A Seguros Unimed lidera a modalidade com uma nota de 0,8798, e a Unimed Odonto obteve uma avaliação de 0,8421, ambas na faixa de excelência. As notas variam de 0 a 1,00 e são compostas por indicadores diversos.

O presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior, comenta que o desempenho é reflexo do foco da marca na qualidade assistencial. “Nossas cooperativas, mais uma vez, se destacam no IDSS, consolidando sua posição como referência em qualidade e inovação no setor de saúde suplementar. Temos investido em iniciativas de prevenção e promoção da saúde, na obtenção de acreditações e avaliações contínuas que nos permitem aprimorar os serviços prestados aos nossos 20,9 milhões de clientes nos planos de saúde e odontológicos”, afirma.

Os dados da ANS revelam que o desempenho consolidado da saúde suplementar apresentou queda, com o índice setorial passando de 0,7899 em 2022 para 0,7805 em 2023. Entre as 894 operadoras avaliadas, 833 tiveram suas notas divulgadas, sendo 616 operadoras de planos médico-hospitalares, com um índice médio de 0,7810, e 217 operadoras exclusivamente odontológicas, com um índice médio de 0,7789.

O IDSS avalia as operadoras de planos de saúde em quatro dimensões: qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado e gestão de processos e regulação. A análise é realizada anualmente pela ANS. 

Os resultados completos da avaliação estão disponíveis na página da Agência. Clique aqui