Planos odontológicos: maior acessibilidade e segurança pessoal explicam alta de contratações, diz executivo da Unimed Odonto

Seguros

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), cerca de 30 milhões de planos odontológicos foram contratados no Brasil, em 2022. De fevereiro a dezembro, o crescimento de beneficiários bateu o recorde histórico do setor por 11 vezes, encerrando o ano com 2.057.899 novos planos, em relação a 2021. Na avaliação de Fábio Nogi, líder de inovação da Unimed Odonto, os principais motivadores dessa disparada estão ligados à maior “facilidade de acesso”, bem como da maior “segurança pessoal e familiar” oferecida pelos novos planos.

Foto: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Concentrados na região sudeste, São Paulo é o estado que mais contratou planos odontológicos em 2022 e detém 36% do mercado de apólices, com cerca de 11 milhões de benefícios circulando. Por outro lado, os estados do Acre e Roraima, juntos, aparecem com 73.918. 

“Mais que a quantidade absoluta de beneficiários, é preciso avaliar qual a taxa de cobertura odontológica em cada região, para termos uma visão mais clara dos desafios de ampliação do acesso”, afirma Nogi. “São determinantes para esta distribuição: a renda per capita, acesso à informação, além da proporção de pessoas com vínculo de trabalho formal”. 

Quando analisamos a cobertura odontológica de cada região, São Paulo tem uma taxa de 23,7% de atendimentos, enquanto toda a região Norte tem 8,5%. De acordo com Nogi, mais de 72% das apólices provêm de planos coletivos empresariais, o que reflete a faixa etária da maioria dos beneficiários da Unimed Odonto, pessoas entre 30 e 40 anos. 

No geral, todo o setor de seguros apresentou perspectivas de alta. Ainda de acordo com o balanço anual da agência reguladora, foi registrado a maior quantidade de planos de saúde ativos desde 2014, totalizando cerca de 50 milhões de beneficiários. Na análise de Nogi, a consistência do crescimento no setor está ligada à resiliência demonstrada nos últimos anos,

“ Mesmo em períodos de crises econômicas e maior taxa de desemprego, o benefício possui um valor mensal (tíquete médio) bem acessível frente às inúmeras vantagens e ampla cobertura que oferece. Até nos produtos mais básicos”, pontua.  

Interesse é maior entre pessoas em idade ativa

Uma pesquisa feita pela Vox Populi em 2021 mostra que 42% das pessoas procuram um plano odontológico para não depender da saúde pública (42%) e querem ter segurança caso precise de algum atendimento médico de urgência;

Não por acaso, de acordo com a própria ANS, para além de pessoas com idade ativa (entre 30 e 34 anos), o público que mais demandou contratação de planos odontológicos em 2022, foram os recém nascidos, resultando em 4.130 novos planos. 

O superintendente cita que outro motivador da alta inédita registrada em 2022 foi o uso de novas estratégias de comunicação por parte das seguradoras, com a perspectiva de atrair e se aproximar das novas gerações. 

Deste modo, ele explica, abordar a saúde bucal em linguagem acessível, através das redes sociais, por exemplo, levou informações relevantes aos novos beneficiários, como o papel dos cuidados odontológicos em outros aspectos da saúde. 

“Para além da questão estética e de autoestima, manter a saúde bucal em dia é essencial para que tenhamos uma saúde integral equilibrada e boa qualidade de vida. E demonstramos isso de maneira assertiva em nossa estratégia de atração das novas gerações”, afirma Nogi. 

Tratamentos envolvendo AI e Chatbots

Lançado em agosto de 2022, a Unimed Odonto lançou, através de parceria com institutos de pesquisa e a empresa de tecnologia Infinitti, uma consultora virtual assistida por Al que avalia o risco de desenvolvimento de doenças bucais, a Tina

Segundo Nogi, a ferramenta está inserida dentro da inovação tecnológica — classificada pelo executivo como pilar estratégico da Unimed Odonto. Ele ressalta que o uso de Inteligência Artificial e a automatização de processos, tendo em vista novas tecnologias, tendem a alcançar públicos mais jovens. 

“A operadora oferece recursos que acompanham o cliente dentro e fora do consultório. O uso de chatbots no atendimento de beneficiários e prestadores, a aplicação da Inteligência Artificial em processos de auditoria e análise de tratamentos odontológicos, bem como o uso da biometria facial, por exemplo, deverão estar cada vez mais disponíveis para operadoras odontológicos de todos os portes em todo o país”, pontua Nogi.