A insurtech norte-americana Stere, especializada em fornecimento de capacidade e recursos digitais exclusivos para parceiros de seguros integrados, e o Grupo Fetra, uma das maiores assessorias e consultorias em seguros especializados do país, firmaram parceria que vai reduzir a minutos o tempo para fazer cotações de seguros de transporte de forma 100% digital.
Uma Interface de Programação de Aplicação (API, na sigla em inglês) e um Questionário de Análise de Risco (QAR) digital desenvolvida pela Stere vai permitir aos mais de 3.000 corretores sob gestão comercial do Grupo Fetra fazer cotações, processo que hoje pode demandar dias, em poucos minutos.
Integrada a dispositivos como smartphones e notebooks, a API usa um QAR digital e inteligência artificial para acessar informações, fazer análise de risco e encontrar a melhor cotação para o cliente, entre as seguradoras associadas. Os corretores poderão ainda contar com emissão digital de documentos, diretamente das seguradoras parceiras do projeto.
“Para desenvolver a ferramenta, usamos o conceito de risk appetite matching, a busca do equilíbrio entre o perfil e as necessidades da pessoa física ou jurídica que pretende contratar um seguro e a seguradora com o melhor produto para esse risco”, explica Thiago Soares, CEO Latam da Stere. “O benefício é para todos”.
Para Rogério Bruch, sócio-diretor do Grupo Fetra, a parceria chega em um momento oportuno e será mais um marco para o grupo. “Queremos escalar a operação na forma digital para que nossos corretores parceiros tenham ainda mais oportunidades de negócios, volume de prêmios de transporte e facilidade na cotação do risco”, diz ele. O mercado de seguros de transporte de cargas tem papel fundamental na economia do país e a tecnologia pode acelerar a entrada de produtos, coberturas e experiência inteligente do cliente final.
Sobre a Stere
A Stere é um ecossistema digital que oferece soluções inovadoras e tecnológicas para projetar, lançar e gerenciar produtos escalonáveis de seguros. Com escritório principal em Nova York e atuação na América Latina, a empresa vem mudando o cenário de integração e experiência de compra de seguros no Brasil e em países como México, Colômbia e Peru.