Paraná Clínicas conquista certificação ONA de qualidade em unidade de Araucária

Seguros

A Paraná Clínicas conquistou recentemente a certificação ONA Nível 2, Acreditado Pleno, que atesta a qualidade de atendimento e serviços prestados no seu Centro Integrado de Medicina (CIM) em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. O documento foi emitido após uma rigorosa inspeção de avaliadores credenciados, que analisaram os critérios de segurança e a organização da gestão integrada dos processos na unidade de saúde. Além de Araucária, o CIM de São José dos Pinhais também possui o certificado desde a ano de 2023.

O médico Eduardo Jorge, diretor executivo da Paraná Clínicas, destacou a importância da nova certificação para a empresa, afirmando que essa é mais uma comprovação da qualidade dos serviços prestados pela operadora aos seus clientes e beneficiários. “A Paraná Clínicas completa 54 anos de história, trazendo um legado de qualidade e acolhimento aos nossos beneficiários. A certificação ONA é uma acreditação muito importante. É uma maneira de atestarmos toda a qualidade assistencial, excelência e credibilidade dos serviços de saúde que oferecemos, representando também uma melhora contínua dos nossos processos”, declarou o executivo, destacando ainda que, em breve, todas as unidades da Paraná Clínicas serão certificadas.

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é o órgão responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões de qualidade em atendimento em saúde, avaliando a qualidade dos serviços de saúde, garantindo a segurança do paciente, processos bem integrados e excelência na gestão. A certificação ONA também é reconhecida no exterior, em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.

Qualidade no atendimento

Patrícia Marques Barbosa, consultora de Projetos e Certificações da Paraná Clínicas, afirma que a acreditação do Centro Integrado de Medicina (CIM) garante uma melhoria constante nos processos realizados pela empresa. “Uma instituição acreditada oferece mais segurança e menos falhas nos processos que estão ligados diretamente ao paciente. Essa certificação atesta que, nessa unidade, existe uma preocupação em ajustar os fluxos, os protocolos, as rotinas, a comunicação, para que cada vez mais possamos oferecer um cuidado seguro para os nossos beneficiários”, afirmou.

Segundo ela, o objetivo da certificação é avaliar a qualidade assistencial com base numa série de requisitos que são elaborados por especialistas e que leva em consideração o tipo de serviço avaliado. “A ideia é que ao cumprir esses requisitos, ocorra um aprimoramento da segurança do paciente e da qualidade do cuidado. As organizações que buscam essa acreditação precisam estar sempre reavaliando os processos internos e trabalhar por um aprimoramento contínuo de seus processos. Essa melhoria contínua é um compromisso que a Paraná Clínicas abraçou. Temos atualmente duas unidades certificadas e agora vamos trabalhar para certificar nossa terceira unidade”, concluiu.