Onboarding: processo realizado com eficiência pode aumentar a retenção de talentos em até 82% e elevar a 70% os índices de produtividade

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A contratação e chegada de novos profissionais às empresas pode ser uma etapa desafiadora a todos os envolvidos. De um lado, estão as lideranças e equipes que já fazem parte do negócio e esperam contribuições importantes dos recém-contratados; e de outro, estão os novos talentos, que normalmente chegam com muita energia e empolgação para agregar resultados. E para que essa relação se estabeleça com equilíbrio e transparência, um processo de onboarding – traduzido livremente como “embarque” – realizado de maneira eficiente pode fazer muita diferença. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Glassdoor, um processo de recepção e integração de novos colaboradores, quando bem-feito, pode aumentar em até 82% sua sintonia e permanência na empresa, elevando em até 70% as taxas de produtividade. Em contrapartida, um levantamento feito pela Gallup, mostrou que quase 90% das empresas não consideram que seu onboarding esteja de acordo com as melhores práticas, o que demonstra a necessidade de aprimorar esse processo, a fim de reduzir os índices de turnover e garantir que as equipes contem com profissionais alinhados aos propósitos do negócio, cientes de suas funções e com senso de pertencimento – o que impacta direta e positivamente na employee experience. 

Segundo Alline Antóquio, diretora executiva e especialista em Google da Gentrop, empresa especialista em transformação digital e líder no quadrante de provedores Google no Brasil, a humanização desse processo é a grande chave para o sucesso de sua efetivação.     

“Vivemos grandes mudanças, nos últimos anos, em relação aos modelos de trabalho e adesão às novas tecnologias. Boa parte das companhias embarcaram de vez na transformação digital, aderiram a ecossistemas de inovação repletos de soluções que permitem uma rotina à distância ou mesmo híbrida. Entretanto, não basta apenas investir na parte tecnológica, é preciso ter consciência que todo esse processo, do qual o onboarding também faz parte, deve ser feito de maneira humanizada para que o colaborador se sinta de fato inserido, integrado, e esteja apto a entregar todas as tarefas e desafios inerentes de sua nova função”, explica Alline. 

Nesse sentido, a executiva evidencia as funcionalidades de algumas plataformas e soluções, essenciais para que os novos profissionais possam atuar colaborativamente, conversando por meio de canais de comunicação seguros e padronizados, bem como receber feedbacks constantes e em tempo real sobre sua performance e desempenho.

“Ecossistemas como o Google Cloud Plataform e Google Workspace reúnem todos os dados do negócio em nuvem e permitem que as equipes estreitem a comunicação e tenham acesso às informações e documentos necessários para as atividades do dia a dia. Outras soluções, como o Smart Office da Gentrop, focado em people analytics, é capaz de conectar insights de tecnologia com comportamento humano e ajuda a entender e avaliar os colaboradores que estão fazendo uso das novas soluções tecnológicas; ou ainda o Genguide, um centro de treinamentos e capacitação contínua, criado pela Gentrop para clientes Google. Conexões, feedbacks e treinamentos constantes e em tempo real têm contribuições imensas no processo de onboarding, permitindo, de fato, um profundo alinhamento com a cultura organizacional. E mais do que isso, uma inovação humanizada em tempos de alta rotatividade”, pontua a diretora.