A campanha de prevenção ao Câncer de Próstata “Novembro Azul”, chega com tudo para conscientizar a população em prol da saúde do homem. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020/2022, serão diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens (Instituto Nacional de Câncer, 06/02/2020). Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.
De acordo com dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o segmento de seguros de vida cresceu 17,8% em 2022, arrecadando R$1,92 bilhões em janeiro deste ano.
O que muitas pessoas não sabem é que o seguro de vida para homens engloba diagnósticos de câncer de próstata, garantindo proteção financeira em casos de invalidez e doenças graves, e ainda, amparando dependentes em caso de falecimento do segurado. A Seguralta, maior corretora de seguros do Brasil, relata ter bastante procura por este tipo de seguro e somente este ano foram 2.274 adesões.
O segurado pode escolher quem quiser para nomear como beneficiário, podendo ser familiar ou não. O valor varia de acordo com o perfil dele, ou seja, idade, profissão, entre outros requisitos. Ele também pode realizar quantos seguros quiser e receberá as indenizações de acordo com o que foi contratado na apólice de cada seguradora. A idade mínima para contratar este tipo de seguro é de 14 anos e a máxima 65. Pessoas que possuem doenças pré-existentes e praticantes de esportes radicais também podem contratar. Casos de suicídio só são cobertos pelo seguro se acontecerem após 24 meses de contratação.
A contratação do seguro de vida para homens custa em média R$ 1.891,13 e é necessário ter cuidado ao contratá-lo. “É importante sempre ler muito bem os itens da apólice para entender exatamente o que está acertado. Assim, a pessoa não é pega de surpresa quando precisa de uma cobertura não inclusa no pacote. Todas as cláusulas devem ser esclarecidas, portanto contar com uma empresa séria é indispensável”, declara Nilton Dias, diretor comercial da Seguralta. Além disso, as empresas contratadas precisam ter registro junto à Susep, que garante as regras de gestão financeiras e reservas para o pagamento dos valores contratados.
Além de trabalhar com mais de trinta companhias de seguros, A Seguralta oferece todas as modalidades de seguros disponíveis no mercado, incluindo o seguro de vida.