São Paulo, dezembro de 2022 – A Allianz Trade realizou nesta última quinta-feira, 1, na sua sede em São Paulo, um workshop focado em explicar o seguro de crédito, sua aplicabilidade e os principais indicadores que a seguradora acompanha para aceitação dos riscos – uma vez que assegura aproximadamente R$45 bilhões em transações.
A nível mundial a Allianz Trade possui mais de US$ 1 trilhão em transações B2B protegidas, atendendo cerca de 66 mil clientes, sendo hoje a maior seguradora de crédito do mundo.
Coberturas do Seguro de Crédito
O seguro de crédito é uma operação realizada exclusivamente entre empresas, mas ainda pouco conhecido pelos gestores e empresários dos vários segmentos da economia. Empresas poderiam se beneficiar enormemente das suas características visto que o seguro de crédito, basicamente, livra a empresa dos riscos de não recebimento das vendas realizadas a prazo.
O seguro de crédito cobre dois tipos de perdas: mora prolongada ou recuperação judicial.
Mora prolongada – Comprador assume o compromisso de pagar em 90 dias, mas não realiza o pagamento. Empresa não tendo sucesso na tentativa de receber a dívida aciona a seguradora e recebe o valor.
Por mais que o fornecedor de uma mercadoria (comprador da apólice de seguro) tenha um bom sistema de análise, ele não tem a certeza de que irá receber no prazo combinado. No caso da contratação do seguro de crédito a certeza de recebimento é garantida pela seguradora.
Recuperação Judicial – Vendeu para a empresa X, que entrou em recuperação judicial. Na lista de credores da empresa o que estiver dentro da apólice está garantido o pagamento, no prazo esperado.
Assumir o risco ou ter certeza do recebimento?
A – Cliente compra a prazo porque precisa ajustar seu fluxo de caixa
B – Fornecedor pede limite de cobertura de crédito a seguradora para atender seus clientes.
No caso da Allianz Trade é uma operação bastante simples, porque a seguradora possui um banco de dados com mais de 83 milhões de empresas monitoradas, no mundo todo, sobre as quais tem liberados mais de 1 trilhão de dólares em cobertura de crédito.
Ainda existe outra vantagem, como pode existir informação negativa sobre a empresa, o cliente tem como retorno a informação que não poderá ser feita a garantia. Isto acende uma luz vermelha e, caso ainda assim a empresa queira vendar, ela pode decidir se assume o risco. Vale a pena vender? É uma decisão desse fornecedor direto com seu cliente, que agora conta com essa informação adicional.
A vantagem em operar com uma empresa como a Allianz é que essa base de dados possui diversos cruzamentos e o número de informações sobre determinada empresa é bem maior do que uma análise de crédito convencional consegue obter.
Principais pilares
Alavancagem de vendas – A base de 83 milhões de empresas monitoradas facilita a decisão de negócios.
Permite limites maiores de venda mesmo para clientes ainda desconhecidos (ir para o mercado externo, por exemplo) pois a seguradora assume esse risco, dada sua análise e possível experiencia prévia com o novo cliente.
Mitigação de riscos – Proteção do ativo principal da empresa, que são suas contas a receber. Prazo de venda maiores, sem risco de default.
A economia é cíclica e o seguro de crédito existe justamente para atenuar esses riscos.
Garantia financeira – Allianz Trade é rating AA pela Standard & Poor’s. No exemplo de uma exportação, não importa o país, a garantia do contratante do seguro de crédito é rating AA, mesmo que o cliente esteja num país BB.
Outro ponto interessante é a melhora no relacionamento com bancos que a empresa passa a ter. O banco, sabendo que o faturamento da empresa é 100% garantido, pode oferecer linhas de financiamento a menores custos.
Seguro de Crédito no Brasil
Penetração é muito pequena, comparada ao PIB brasileiro. No Chile, por exemplo, a participação do seguro de crédito em relação ao PIB é cerca de 3%. No Brasil não chega nem próximo de 1% do PIB.
Além da falta de maior divulgação e, portanto, melhor conhecimento sobre esse tipo de seguro, são poucos os corretores que trabalham o produto de forma mais assertiva.
Mas o mercado vem crescendo. A Allianz Trade tem apresentado um crescimento de 24% ao ano, nos últimos 6 anos. É um crescimento bastante relevante, o que significa que muitas empresas já descobriram o que represente esse tipo de seguro em suas operações comerciais.
Contratação
Cliente entra no portal da Allianz e solicita os limites de crédito, sendo necessárias apenas cinco informações: para quem vai vender, quanto vai vender, histórico de vendas, setor de atividades e histórico de perdas. A operação é sempre conduzida por um corretor, que é o profissional habilitado a passar todas as informações necessárias a formalização da garantia.
No caso de não recebimento das vendas as informações de sinistro também são informadas, pelo próprio cliente, diretamente no portal da Allianz.
Cliente pode acessar o produto via corretor ou diretamente com a Allianz Trade.
A Allianz oferece cursos para corretores interessados no seguro de crédito, dando treinamento para cerca de 400 corretores, todos os anos. Em 2022 a empresa realizou um treinamento, chamado de nível 2, que reuniu cerca de 20 corretores que demonstraram mais interesse no segmento, aprofundando o conhecimento no produto.
Fale com a Allianz Trade e saiba mais sobre os novos treinamentos para corretores. O seguro de crédito é uma grande oportunidade de negócios.