Com o avanço da tecnologia, o mercado financeiro diversificou e popularização diversas opções de meios de pagamento, indústria que segue em constante evolução. Este crescimento exponencial, impulsionado pela facilidade e conveniência proporcionadas pelos pagamentos eletrônicos, traz consigo a necessidade imperativa de medidas robustas de segurança para proteger tanto os consumidores quanto os comerciantes.
Nos últimos anos, de pequenos comerciantes a grandes varejistas, a adoção desses diversos meios de pagamento tem sido uma resposta natural às demandas dos consumidores por formas de pagamento mais rápidas e seguras. Segundo pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a indústria de cartões, por exemplo, bateu quase R$ 1 trilhão em operações no primeiro trimestre de 2024.
Meios de pagamento e segurança reputacional e financeira
Com o aumento do número de opções de meios de pagamento, surgem também alguns desafios. A segurança das transações se tornou um dos principais pontos de preocupação, especialmente em um cenário onde o cibercrime está em constante desenvolvimento. Esse cenário, pode ser, inclusive, um terreno fértil para a lavagem de dinheiro.
Diante deste panorama, as empresas precisam adotar medidas robustas e eficientes para garantir a sua segurança reputacional, financeira e o cumprimento das normas e regulamentações. Isso inclui a implementação de tecnologias de ponta, que monitorem as transações e ofereçam dados relevantes e robustos para as ações de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD).
“O crescimento de diversos meios de pagamento no Brasil representa uma evolução positiva no cenário econômico, facilitando transações e promovendo a inclusão financeira. No entanto, essa evolução também exige um compromisso contínuo com a segurança”, afirma Joaquim Cunha, diretor da AML Reputacional.
3º Congresso da ABIPAG
Para discutir esses e outros temas, a terceira edição do Congresso da Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (ABIPAG) acontece nessa quinta-feira (20), em Brasília (DF), reunindo autoridades governamentais, acadêmicos, especialistas e profissionais do setor para discutir os impactos da economia digital no mercado financeiro.
Durante o evento, as empresas AML Reputacional e a Integrity apresentarão a integração de duas soluções: AML Monitor e Integrity4All, ferramentas que auxiliam o setor a melhorar a eficiência das análises, garantindo mais segurança legal, reputacional e financeira para os negócios do segmento de meios de pagamentos.