J.P. Morgan lança programa de trainee Black Future Leaders no Brasil

Carreiras

São Paulo, 4 de janeiro – J.P. Morgan, líder global em serviços financeiros, abre as inscrições para a 2ª edição do Black Future Leaders no Brasil. O programa de trainees, com duração de dois anos, que visa promover o recrutamento e a inclusão de profissionais negros no mercado financeiro, é realizado em parceria com o Instituto Ser+ – instituto voltado à criação e desenvolvimento de oportunidades para juventude.  

A segunda turma do Black Future Leaders ingressará no J.P. Morgan em abril de 2023. O programa está aberto a jovens profissionais de todas as regiões do país que se identificam como negros. Entre os pré-requisitos, os 10 candidatos selecionados deverão ter concluído o ensino superior entre dezembro de 2017 e dezembro de 2022, e possuir nível intermediário de proficiência na língua inglesa. As inscrições vão de 4 de janeiro a 10 de fevereiro e podem ser realizadas neste link: https://bit.ly/bfl-jp-morgan.   

Os trainees passarão por experiências divididas em quatro pilares:  

  • Habilidades técnicas, incluindo treinamento em macroeconomia, contabilidade e softwares necessários;  
  • Habilidades comportamentais, incluindo de comunicação, gerenciamento de tempo, negociação e apresentação;  
  • Imersão sobre o J.P. Morgan, com visões gerais da empresa e mentoria;  
  • Sessões sobre habilidades emocionais e interpessoais. Os candidatos selecionados para participar do programa receberão bolsa-auxílio para matricular-se em curso de inglês para aperfeiçoamento do idioma, além de bônus por desempenho, participação nos lucros, previdência privada, assistência médica e odontológica, entre outros benefícios.  

“Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a comunidade negra compreende mais da metade da população do Brasil; no entanto, não vemos essa demografia refletida de forma equitativa nas empresas. Sabemos que existe uma grande diferença histórica em relação ao acesso à educação e às oportunidades profissionais para as comunidades negras. O Black Future Leaders busca criar oportunidades para que profissionais negros entrem no mercado financeiro, aprendam as ferramentas de que precisam para ter sucesso, juntem-se aos nossos esforços para ampliar a representação e a diversidade em nossa equipe e posicionar melhor as pessoas para que possam alcançar a prosperidade econômica”, diz Selma Moreira, Head do Advancing Black Pathways para América Latina no J.P. Morgan Brasil.  

“O J.P. Morgan acredita no poder da diversidade e nas contribuições que diversas origens e perspectivas possuem para impulsionar os negócios e a sociedade. Temos iniciativas em várias frentes, mas sabemos que a justiça racial é primordial e urgente tanto para o escritório quanto para a comunidade. Com o lançamento da segunda turma do programa, damos mais um passo para reforçar nosso compromisso em seguir ampliando a representatividade negra em cargos de liderança. Acreditamos na construção de um ambiente cada vez mais inclusivo, inovador, seguro e acolhedor para todos os nossos colaboradores”, afirma Gustavo Aires, Superintendente Executivo e Diretor de Recursos Humanos do J.P. Morgan no Brasil.  

Em 2020, a primeira turma de Black Future Leaders foi lançada no Brasil. O grupo incluiu 11 jovens profissionais, para atuar ao longo dos vinte e quatro meses do programa.  

“O programa mostra aos alunos e profissionais negros, no início de suas carreiras, que assim como todos os outros espaços da sociedade, o mercado financeiro também é uma opção de carreira a ser considerada. Essa mudança de perspectiva é importante para a gente relembrar e reforçar”, diz Isabela Silva, participante da primeira turma do programa.