As insurtechs, startups e agentes de inovação no mercado de seguros, estão crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, oferecendo serviços simples e acessíveis ao consumidor. Um levantamento realizado em março de 2020 pela Digital Insurance Latam revelou que houve um crescimento de 47% no mercado de insurtechs no Brasil em um período de um ano, com 113 insurtechs atuando no país em 2019. Em comparação a julho deste ano, foi registrado um aumento significativo de 48,6% no número de startups focadas no segmento de seguros.
Considerando os benefícios tecnológicos, essas empresas do mercado de seguros estão buscando desempenhar esforços significativos para os corretores e segurados, com base em suas necessidades por meio da inteligência de dados. O uso de ferramentas como Data Science, Big Data ou Business intelligence(BI) vem trazendo melhorias ao processo de mapeamento de clientes e gerando novas oportunidades de negócios.
Segundo uma pesquisa realizada pela IBM, empresa americana de software e hardware, até 2024, 32% das marcas utilizarão inteligência de dados para compreender as percepções de seus clientes, o que pode resultar em uma expansão no volume de vendas de 50%. Esse movimento vem atraindo empresas dispostas a estudar e criar soluções assertivas. A insurtech Assegurou impulsionou a venda de seus produtos por meio de um marketplace no qual corretores e segurados possam trabalhar de maneira simples e ágil.
Simone Macedo, diretora de operações da Assegurou, explica que a ferramenta tem sido utilizada como forma de otimizar a proposta de valor do produto, no caso de seguros, e sendo cada vez mais uma estratégia essencial para conhecer melhor o seu público.
“Trabalhamos com a jornada infinita na plataforma, um conceito da nossa central de comunicação que possui automação da inteligência de dados, IA e BI para tratar cada lead em fluxos contínuos. Esta ação aperfeiçoa a jornada comercial da Assegurou”, disse.
Além disso, a plataforma permite que o corretor de seguros tenha a sua própria loja com produtos 100% digitais e um atendimento backoffice, uma das etapas da jornada infinita, que serve para controlar o pós-venda, melhorar a experiência do consumidor, diminuir o cancelamento de contratos e ampliar o relacionamento com as seguradoras.
“Os protocolos digitais dentro da plataforma da Assegurou auxiliam o corretor a realizar a gestão pós-venda com as seguradoras, além de registrar a conformidade dos pagamentos e atualização de apólices. Isso torna a nossa tecnologia preparada para um atendimento completo focada no mercado de seguros”, explica.
De modo geral, o uso da inteligência de dados na insurtech também trouxe eficiência nos contratos. De acordo com a diretora, houve um avanço na contratação assertiva de produtos.
“Mesmo com a pandemia e a retração econômica do país, o número de clientes optantes pelo seguro digital cresceu 50% em 2022 se comparado a 2021, o que resultou no aumento da conversão assertiva de clientes, maior rentabilidade na venda dos produtos e diminuição do absenteísmo na contratação dos seguros de vida, viagem, automóvel, residencial, entre outros”, afirma.
Apesar dos efeitos positivos no setor, a profissional observa que é necessário evoluir na conscientização de seguros para os consumidores.
“O mercado notou que as soluções tecnológicas trouxeram novas oportunidades de negócios. Com isso, precisamos estar engajados nesse movimento para conscientizar a população de que estar seguro é importante e faz parte de uma vida financeira planejada”, finaliza.