Janeiro de 2023 – Imagine um ecossistema no qual o índice de inadimplência para operações em que os fornecedores possam antecipar recebíveis fique próximo de zero. As operações de risco sacado têm essa característica e são bastante desburocratizadas graças a tecnologia que pode ser aplicada ao sistema.
Em crescimento no mercado, a prática tem conquistado espaço e pode evitar muitas dores de cabeça quando diz respeito ao fluxo de caixa de uma empresa, principalmente de grandes companhias que possuem um número considerável de fornecedores e operam com prazos longos. Entre os principais benefícios da prática é possível destacar a possibilidade da empresa ganhar tempo para lidar com a dívida e o fato do fornecedor receber de forma integral, logo após a negociação. Além disso, a modalidade apresenta taxas mais competitivas, não possui incidência de IOF e viabiliza crédito mais barato, o que reflete diretamente no aumento do poder de negociação das empresas.
De acordo com Thiago Pinotti, diretor de crédito na Accesstage, operações de risco sacado são muito importantes para manter saudável o fluxo de caixa das empresas. No entanto, é preciso dedicar atenção especial à gestão da operação. Conhecer como fazer e ter confiança nos parceiros envolvidos é o que garante a qualidade da operação e do balanço da empresa.
Com R$1,2 bilhões antecipados pela plataforma nos últimos 12 meses, a Veragi vem ganhando cada vez mais espaço neste mercado e, hoje, opera com mais de 30 grandes empresas brasileiras que atuam no varejo em diversos setores como: automobilístico, laboratorial, industrial, varejistas, entre outros, além de atuar com mais de 30 mil PMEs que são fornecedoras para esse grupo. Mensalmente são geradas mais de R$ 1 bilhão em notas fiscais que são publicadas na plataforma.
Para dar acesso ao crédito e fomentar a saúde financeira das empresas, o que a plataforma faz é proporcionar que os atores do ecossistema colaborem entre si para garantir melhores condições de crédito chegando a uma redução de até 70% do valor da taxa de juros. Por exemplo, uma grande montadora que utiliza a plataforma para fazer a gestão financeira do negócio sobe no sistema todas as notas fiscais que têm a pagar para seus fornecedores. Estas notas podem ser utilizadas em operações de cessão de crédito, por já estarem confirmadas pelo pagador. Tudo pode ser feito no mesmo ambiente já que a plataforma une pagadores, fornecedores e financiadores.
Ou seja, o sistema garante o pagamento ao mesmo tempo em que promove melhores condições de crédito para todos os envolvidos com a facilidade de dentro da mesma plataforma e organiza e monitora todas as operações.