Fundación MAPFRE lança estudo com foco em motociclistas no 3º Seminário Internacional de Segurança no Trânsito

Seguros

São Paulo, 12 de dezembro de 2024 — A Fundación MAPFRE lançou, na última terça-feira (03), um estudo dedicado a compreender o panorama da educação viária dos motociclistas no Brasil durante o 3º Seminário Internacional de Segurança no Trânsito. O evento, promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), ocorreu entre os dias 2 e 4 de dezembro no auditório do DNIT, em Brasília, reunindo especialistas, acadêmicos e representantes de diversas instituições para discutir avanços e desafios no âmbito da segurança viária.

O ‘Estudo Sobre Hábitos e Comportamentos dos Motociclistas no Brasil’, realizado pela Fundación MAPFRE com o desenvolvimento técnico do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito (IST), já está disponível no Centro de Documentação da instituição. O material tem como objetivo abordar o comportamento e os riscos enfrentados por motociclistas, destacando a importância da conscientização para redução de sinistros envolvendo esse grupo vulnerável.

“É muito gratificante participar do 3º Seminário Internacional de Segurança no Trânsito e apresentar toda a atuação da Fundación MAPFRE. Buscamos desenvolver uma cultura de segurança e educação viária e, por isso, acreditamos veementemente no poder dos estudos e das pesquisas como aliados fundamentais. Os dados nos trazem o caminho para trilhar políticas públicas necessárias para o trânsito, visando construir um lugar mais seguro e saudável. Pensando nisso, lançamos, neste evento, um estudo sobre os hábitos e comportamentos de motociclistas no país, que nos traz um panorama valioso sobre a situação atual deste grupo, que impacta diretamente na mobilidade urbana”, comentou Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil, durante a cerimônia de abertura do evento.

Com o lema “a paz no trânsito começa por você”, o evento promovido pela SENATRAN contou com palestras e mesas presididas por especialistas e líderes de temas como mobilidade urbana, mobilidade sustentável e redução de sinistros no trânsito. Os painéis foram transmitidos ao vivo e estão disponíveis no YouTube, através deste link.

Durante a ocasião, também foi reforçada a importância e as metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), que estão alinhadas aos compromissos globais da ONU.

Juntos pela segurança viária do Brasil

A participação no 3º Seminário Internacional de Segurança no Trânsito reforça, também, a parceria recentemente firmada entre a Fundación MAPFRE e a SENATRAN. O acordo de cooperação técnica reforça o objetivo da Fundación MAPFRE em promover um trânsito mais saudável, seguro e consciente, destacando o compromisso de ambas as instituições pela segurança viária. Para mais informações sobre o tema, acesse: Link