A maior longevidade dos humanos impacta a economia e os negócios em diferentes aspectos. No caso do mercado segurador, os reflexos de vivermos mais vão desde a estrutura dos produtos oferecidos até os cálculos atuariais, passando pelos custos, pelas receitas, pelas indenizações e pelas oportunidades de inovação. É nessa conjuntura, que afeta a indústria internacionalmente, que a maior conferência hemisférica de seguros dará um espaço especial para o debate sobre longevidade e vida.
A 38ª. Conferência Hemisférica de Seguros reunirá representantes de entidades de seguros privados de 20 países da América Latina, mais Estados Unidos e Espanha no Rio de Janeiro, de 24 a 26 de setembro de 2023.
Com o tema central “Seguros para um Mundo mais Sustentável”, o encontro abarcará discussões específicas distribuídas em oito eixos temáticos, sendo um deles “Longevidade Perspectiva de Vida: visão de futuro e repercussão no mercado”. Durante o evento, a programação contará com lideranças globais, especialistas e palestrantes de renome internacional, autoridades governamentais do Brasil e da América Latina.
No site oficial da Fides Rio 2023 (www.fidesrio2023.com) é possível conferir alguns exemplos de como a maior longevidade impacta diferentes segmentos econômicos importantes para o mercado segurador como a previdência, o mercado de trabalho, a atração de trabalhadores estrangeiros e as políticas de imigração. São realidades com as quais os países já estão tendo que lidar ou devem se preparar para enfrentá-las, incluindo aqueles que integram a Federação Interamericana de Empresas de Seguros (FIDES) por meio de suas associações regionais de seguros.
Aposentadorias
Um estudo recente divulgado pela Mercer, empresa de consultoria, e o CFA Institute não deixam dúvidas de que enormes desafios envolvem a garantia da renda na aposentadoria complementar.
Impacto no mercado de trabalho
Como enfrentar a mudança de perfil da demografia mundial e sua possível consequência de causar escassez da mão de obra que mantém o motor das economias ligado nas próximas décadas?
Essa é uma incógnita com a qual estão tendo que lidar todos os países que passam pela alteração demográfica e modificação da estrutura etária, com redução da sua população jovem e aumento, no longo prazo, da população idosa.
Trabalhadores estrangeiros
Para responder aos desafios da mudança etária e seus reflexos na mão de obra, já há países que participam do “rouba monte” de trabalhadores, algo que tende a se intensificar nos próximos anos. O “rouba monte” é um tipo de jogo de cartas e que ilustra a disputa entre países por profissionais qualificados.
Aumento das migrações internacionais
O aumento das migrações é, em parte, consequência das mudanças etárias que afetam o mercado de trabalho global e das políticas de atração de profissionais estrangeiros.
Veja os oito eixos temáticos da programação FidesRio2023:
- Longevidade e Perspectiva de Vida: visão de futuro e repercussão no mercado
- Open Insurance: experiência brasileira e repercussão internacional
- Mudanças Climáticas: mitigação de riscos e desenvolvimento de novas soluções
- Aceleração do Crescimento: seguros & financiamento de grandes investimentos
- Transformação Digital: novos produtos e soluções inclusivas
- ASG: tendências e reflexos no setor de seguros
- Aperfeiçoamento Regulatório e Ambiente de Negócios: realidade brasileira e contexto regional
- Cenário Macroeconômico: perspectivas de crescimento do Brasil e da América Latina