Diante da volta gradativa à normalidade e da reconstrução e reorganização da mobilidade em várias localidades do Rio Grande do Sul, a Febraban e seus bancos associados reforçam a orientação para que a população e as empresas deem preferência, sempre que possível, aos canais digitais das instituições financeiras quando houver a necessidade de realizar alguma atividade bancária. Para garantir maior segurança e conforto à população, as agências bancárias devem ser procuradas apenas em situações imprescindíveis.
Por meio do celular e da internet, os usuários podem fazer pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, agendamento de pagamentos e contratação de serviços e empréstimos, entre outros. Nos aplicativos e internet banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento. Os canais de atendimento por telefone também estão funcionando normalmente.
O PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.
As instituições financeiras estão comprometidas em adotar medidas para garantir a continuidade dos serviços à sociedade, assim como a segurança e o bem-estar dos seus clientes e empregados. Com a decretação do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, as agências estão em operação, salvo aquelas localizadas em locais de risco ou que enfrentam problemas estruturais, que se encontram fechadas de forma preventiva. Outras, que foram afetadas severamente pelas enchentes, deverão ter a retomada do atendimento tão logo possível.