Especialista em macroeconomia da Bain vê oportunidades para o Brasil lidar com os novos cenários da economia mundial

Finanças

Durante sua visita ao Brasil na última semana, Karen Harris, sócia da Bain & Company, falou sobre as novas configurações da economia mundial e destacou que o Brasil tem uma posição privilegiada no contexto atual. Para ela, o país já sabe lidar com problemas que os demais têm pouca ou nenhuma experiência, como inflação, falta de suprimentos ou infraestrutura adequada. 

Em um dos eventos que marcam os 25 anos da Bain na América do Sul, Harris destacou ainda que a pandemia ampliou processos que a consultoria vinha identificando em seus estudos. “Identificamos a direção para onde o mundo estava indo e a pandemia apenas acelerou o caminho para uma economia menos globalizada, com taxas de juros mais altas, inflação elevada e escassez de mão de obra”, explica Harris. 

Ela observa que o país tem a oportunidade de sair na frente diante da desglobalização. “O Brasil tem a chance de atrair empresas e investimentos por sua situação mais estável, que apresenta melhorias nas leis trabalhistas, boa capacidade energética e custo de produção razoável. Por outro lado, alguns processos e licenças precisariam ser mais rápidos para atrair mais investidores externos”, conclui a executiva.