Equipes unem forças em iniciativas de impacto social e ambiental durante convenção da Sompo

Seguros

A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, como parte dos compromissos estabelecidos em sua política de sustentabilidade, desenvolveu duas ações de sustentabilidade e impacto social e ambiental que beneficiaram cerca de 50 crianças atendidas pela Casa do Hip Hop (Piracicaba – SP) e o Terrus Carbon Coffee, projeto de agricultura regenerativa realizado no Sul de Minas e Cerrado Mineiro. As iniciativas aconteceram durante o Sompo em Movimento, convenção em que as mais de 700 pessoas que trabalham para a companhia em todo o Brasil estiveram reunidas durante dois dias de atividades no mês de setembro em um hotel em Campinas (SP).

Construção de Skates para Crianças da Casa do Hip Hop

Durante o evento, os colaboradores participaram de uma dinâmica coletiva que resultou na montagem de 50 skates, que foram doados junto com equipamentos de segurança a crianças e jovens atendidos pela Casa do Hip Hop, uma instituição de Piracicaba (SP), que atende jovens há mais de 20 anos. A Casa do Hip Hop oferece atividades de arte, cultura, esporte e educação como meio de promover a transformação social na comunidade.

Essa foi a primeira vez no Brasil em que foi desenvolvida uma ação que uniu a técnica de Team Building (que visa reforçar o engajamento e colaboração das equipes junto aos objetivos das empresas) e responsabilidade social específica com a finalidade de construção de skates. Por meio da ação, desenvolvida em parceria com a Dinâmica Corporativa, as equipes produziram artes personalizadas nos skateboards e nas caixas que embalaram os skates que tiveram que montar para serem entregues juntamente com equipamento de segurança e cartas escritas personalizadas para toda a turma que atualmente participa da oficina específica de aprendizado nessa modalidade de esporte na instituição.

“Além do engajamento das equipes, o ponto alto foi a surpresa de termos as próprias crianças entrando para receber os kits em mãos. Foi um momento de pura solidariedade e protagonismo, que causou muito impacto em todos os participantes. Algumas pessoas até choraram de emoção”, comentou Celso Ricardo Mendes, Diretor Executivo da Sompo. “Foi bonito ver as equipes unindo suas habilidades e criatividade e, ao mesmo tempo em que vivenciavam na prática os valores da companhia, se empenharam numa atividade para proporcionar momentos de alegria a essas crianças e jovens. Acreditamos que cada pequena ação pode ter um impacto transformador na vida de jovens em situação de vulnerabilidade”.

Ação Carbono Zero

Comprometida com a sustentabilidade, a Sompo também recebeu o Selo Evento Neutro Verde, que atesta a neutralização das emissões de carbono geradas durante o Sompo em Movimento. Com o apoio da Eccaplan, a empresa mensurou e compensou um total de 28 mil kg de CO₂, por meio do projeto Terrus Carbon Coffee, focado em agricultura regenerativa, atualmente implementado em lavouras cafeeiras.

“Nosso objetivo é não apenas promover um evento bem-sucedido, mas fazê-lo de forma responsável. A compensação de nossas emissões e o apoio a projetos socioambientais são passos fundamentais em nossa política de sustentabilidade”, afirmou Roberta Caravieri, Diretora de RH e Sustentabilidade da Sompo. “Estamos empenhados em integrar a sustentabilidade nas nossas operações e atividades, e essa iniciativa é um reflexo desse compromisso”.

Sobre a Casa do Hip Hop

A Casa do Hip Hop desenvolve trabalhos voltados à juventude e à transformação social há mais de 20 anos, por meio de atividades culturais, educativas, esportivas e recreativas para crianças, adolescentes e jovens prioritariamente. Casa do Hip Hop desenvolve as ações com os jovens desde 2002. Atualmente são atendidos, mensalmente, por meio de oficinas e ações educativas em média 350 jovens. A Casa também fomenta a ação de 8 coletivos, através de reuniões, discussões e ações solidárias promovendo o engajamento dos jovens e despertando a participação social e cidadania.

Sobre o projeto Terrus Carbon Coffee

O projeto Terrus Carbon Coffee, além de capturar carbono, promove práticas agrícolas que beneficiam comunidades locais e contribuem para a preservação ambiental. Por meio de uma tecnologia nacional e pioneira, é possível alcançar o aumento da quantidade de carbono capturada e armazenada no solo, além da redução da emissão de gases de efeito estufa das práticas agrícolas. Com o projeto mais de 20 mil toneladas de carbono já foram capturadas da atmosfera, e mais de 200 pessoas beneficiadas.