Em 2025, Grupo MAG celebra 190 anos de tradição e inovação no mercado de seguros

Seguros

O Grupo MAG, empresa especialista em vida e previdência, completou em janeiro 190 anos de atuação ininterrupta no mercado brasileiro com o olhar voltado para o futuro do setor. Em quase dois séculos de atuação, a companhia, que é a terceira mais longeva do país, tem sua trajetória atrelada à história do Brasil, sendo a precursora da previdência no país.
 

Helder Molina, CEO do Grupo MAG desde 2004, destaca que a celebração pela data acontece em um momento especial para a companhia. Com a inovação sendo parte integrante do DNA da empresa, a MAG tem ampliado cada vez mais o olhar para trabalhar frentes como tecnologia e inclusão, com o objetivo de aprimorar as soluções oferecidas aos brasileiros e melhorar os processos da companhia.
 

“Inovar é um pilar que priorizamos no Grupo MAG e que foi crucial para a construção da nossa solidez no mercado. Nós sempre vamos oferecer soluções que realmente façam a diferença na vida das pessoas. Quando pensamos em processos, as

pessoas também são o centro: nossos colaboradores e nossos corretores merecem que a gente invista em frentes que os auxiliem no dia a dia, garantindo o melhor preparo para atender nossos clientes e parceiros”, comenta o executivo.

Legado e evolução

Fundada em 1835, por Aureliano de Sousa e Oliveira Coutinho, o Visconde de Sepetiba, a empresa foi nomeada inicialmente como Montepio Geral de Economia dos Servidores do Estado, que no futuro se chamaria Mongeral, e foi criada com a finalidade básica de amparar às famílias dos servidores que falecessem, sem lhes deixar meios de subsistência. A marca já teve como clientes figuras históricas como a Marquesa de Santos, Duque de Caxias e Eusébio de Queiroz.
 

Ao longo dos anos, a seguradora foi consolidando ainda mais sua presença no mercado e em 2009, a Mongeral se uniu ao grupo holandês Aegon, um dos dez maiores grupos de seguros e previdência do mundo. A união das companhias trouxe a mudança de seu nome para Grupo Mongeral Aegon. Em seu aniversário de 185 anos, em 2020, o Grupo Mongeral Aegon passou a se chamar Grupo MAG, tornando público um nome que já era adotado carinhosamente por seus colaboradores e parceiros.
 

Um multimercado de soluções financeiras

Com olhar em diversas verticais do mercado, em 2013 o Grupo lançou a MAG Investimentos, asset de recursos independentes e soluções em investimentos para todos os perfis de investidores.
 

No mesmo ano do rebranding (2020), a seguradora abriu a MAG Finanças, a primeira fintech do mercado segurador, e seguiu apostando em novos segmentos. Já em 2021, a Simple2u foi lançada, uma seguradora com produtos sob demanda e 100% digital. Em 2024, foi a vez dos lançamentos da MAG Capitalização, que visa oferecer alternativas para seus clientes guardarem dinheiro e concorrer a sorteios, e da Favela Seguros, que em parceria com a Favela Holding e a CUFA, será a primeira iniciativa do mercado de seguros direcionada a moradores e empreendedores de favelas e periferias no país, com produtos e serviços financeiros desenhados para atender às necessidades específicas deste público.
 

Fazem parte do ecossistema do Grupo MAG também a MAG Fundo de Pensão, MAG Gestão Previdenciária, MAG Consultoria de Investimentos, MAG Ativos Imobiliários e o Instituto de Longevidade MAG – este último, responsável pelo único Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL) do país atualmente, ferramenta que avalia a preparação dos municípios brasileiros para o envelhecimento da população.  

Fomento à democratização do seguro

Para alcançar ainda mais vidas, a seguradora lançou o segmento de capitalização em seu portfólio. A MAG Capitalização tem por objetivo proporcionar um caminho de alternativas educacionais, que promovam a segurança financeira para emergências ou realização de projetos futuros. Através da transparência e acessibilidade, os clientes conseguem acompanhar todas as etapas dos processos de seus títulos..
 

Ainda em 2024, a MAG Seguros, em parceria com a Favela Holding, apresenta desde o segundo semestre do ano passado a Favela Seguros, iniciativa voltada para as favelas que reforça a importância do seguro na vida de todos, quebrando tabus pré-definidos e desenhando produtos e serviços financeiros que atendam às necessidades específicas destes moradores. O projeto está em fase piloto em quatro favelas do país – Brasilândia e Paraisópolis em São Paulo e Rocinha e Complexo da Penha no Rio – com a previsão de lançamento para o primeiro semestre deste ano.

Helder celebra a atuação de seus colaboradores e parceiros no trabalho contínuo para a democratização do acesso a produtos financeiros. “É motivo de grande orgulho chegarmos aos 190 anos levando proteção financeira de forma acessível e personalizada para todos os brasileiros. Nossa trajetória é marcada por resultados sólidos e pela ampliação constante da nossa presença na sociedade. Com milhões de vidas protegidas, apoiamos nossos clientes em momentos decisivos, reforçando nosso compromisso com soluções acessíveis e inclusivas. Iniciativas como a Favelas Seguros reforçam nosso propósito de promover transformação social e ampliar o acesso à proteção.”, comenta o executivo.
 

Uma empresa de pessoas

Premiada como a terceira melhor empresa para trabalhar no Rio de Janeiro pelo segundo ano consecutivo e entre as 30 melhores empresas para trabalhar no Brasil, a seguradora traz em seu histórico uma preocupação genuína com o bem-estar de seus colaboradores. Em 190 anos, a companhia implementou soluções focadas no desenvolvimento de seus funcionários e otimização de processos. Dentre as soluções estão o “Tamo Junto”, um programa para apoio psicológico, jurídico, financeiro e social, totalmente confidencial e sem limite de utilização e o Plural, um programa voltado para a diversidade e a inclusão, especialmente se tratando de pessoas com deficiência, LGBTQIA +, mulheres e pessoas negras. Hoje, mais da metade dos cargos de liderança da MAG são ocupados por mulheres, consagrando o grupo como um benchmark para o mercado neste tema.

“Somos uma empresa de pessoas para pessoas. Aqui na MAG, temos o compromisso de criar um ambiente saudável e acolhedor com foco no bem-estar e na inclusão, para que nossos colaboradores prosperem junto da companhia.,” aponta o executivo.
 

Celebração 190 anos

Em celebração aos 190 anos da seguradora, o Grupo MAG lançou em suas redes sociais a campanha “Juntos Rumo ao Futuro”, além de um filme comemorativo com o mote “Vestindo o Rio de Azul”. A companhia, que tem como berço o Rio de Janeiro, iluminou pontos turísticos da cidade, como o Cristo Redentor, o estádio do Maracanã e a Rio Star, a icônica roda gigante da zona portuária.
 

“A história da MAG está atrelada à história de desenvolvimento do nosso país. E o nosso filme comemorativo agradece, em especial, a cidade que foi o berço de toda essa trajetória. Temos muito orgulho de sermos brasileiros e tão longevos. Mais do que uma empresa, somos parceiros na construção de um futuro mais seguro. Seguimos criando valor não apenas para nossos clientes, mas para toda a sociedade. Juntos rumo ao futuro, estamos preparados para proteger vidas por meio de soluções que asseguram a tranquilidade do amanhã, com a certeza de que o futuro já está protegido hoje.”, finaliza o CEO.