David Arty dá dicas de como criar uma marca do zero

Marketing

Criar uma marca do zero não é uma tarefa fácil, é preciso pensar como influenciará as pessoas, alcançará o público ideal, será vista pelos consumidores, causará uma impressão positiva e representará a empresa, produtos e serviços. Antes de iniciar todo processo, é importante analisar os concorrentes, conhecer o perfil do consumidor, estabelecer o foco e a personalidade do negócio, definir o nome da marca e desenvolver a comunicação visual.

Segundo o influenciador e criador do Chief of Design, David Arty, uma marca precisa reunir três pontos para que ela seja impactante, o primeiro é a funcionalidade, a marca precisa se adequar aos mais diversos procedimentos de contato que venha manter a legibilidade e pregnância. Segundo a semântica, deve existir significados que condizem com a história da empresa, produtos ou serviços que conectam com o público. E por fim, a estética, a boa harmonia visual deve criar boa relação entre símbolo, tipografia, slogan e outros elementos, como também ter coerência visual, um bom contraste e exclusividade, transmitindo uma mensagem única.

Para quem está começando é indicado analisar o público-alvo e os concorrentes, definir o foco e ser especifico, construir o tom de voz da marca, escolher um nome fácil e simples, criar um slogan que caminhe com sua personalidade, desenvolver uma identidade visual para manter um padrão em todos os pontos de contato, estar presente nas principais redes sociais, criar estratégias de divulgação e promoção, sejam elas orgânicas ou pagas, marcar presença em eventos locais e focar na boa experiência do usuário”, diz David.

É importante que empresas de qualquer porte, abertas recentemente ou não, tenham um site bem estruturado com todas as informações necessárias para os clientes, proporcionando mais confiança e credibilidade. As redes sociais também são ótimas opções para gerar conteúdo, permitindo um contato direto entre a marca e os consumidores. Para saber mais dicas sobre tecnologia e mercado de trabalho, acesse: www.chiefofdesign.com.br