São Paulo, fevereiro de 2023 – A Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) oficializou a criação do Comitê de Open Insurance na última segunda-feira (13). O fórum reunirá empresas e instituições com atuação no setor de seguros para discutir temas relacionados ao Open Insurance, sistema de seguros aberto que permite aos consumidores de seguros, previdência complementar aberta e capitalização consentir com o compartilhamento de suas informações para a oferta de serviços personalizados e inovadores.
“Com o avanço do Open Finance no Brasil, identificamos uma lacuna para discussões específicas sobre o desenvolvimento do setor de seguros nesse sistema aberto”, afirmou Leonardo Palhares, presidente da camara-e.net. “Vimos a oportunidade de ocupar esse espaço, com a criação do Comitê de Open Insurance, que terá como objetivo discutir e desenhar o futuro do setor de seguros na economia digital”, completou.
O Comitê de Open Insurance está sendo organizado sob a coordenação de Manuel Matos, vice-presidente da Fenacor, entidade associada à camara-e.net e responsável pela Infraestrutura Brasileira de Proteção a Riscos (IPR-Brasil), estrutura tecnológica que reúne ferramentas e plataformas relacionadas a toda distribuição de seguros no Brasil.
“A camara-e.net já tem um importante papel no desenvolvimento do Open Finance no Brasil, atuando no Conselho Deliberativo do Open Banking. Agora, com o Comitê de Open Insurance, temos um espaço dedicado a debater o desenvolvimento do setor de seguros, com foco no crescimento com segurança e proteção aos riscos”, declarou Matos.
Sobre a camara-e.net – Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, de acordo com a OCDE, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais, e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players do comércio eletrônico, entre eles empresas de infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking. Mais informações: www.camara-e.net.