Começa o FEBRABAN TECH 2024

Finanças

Hoje, 25 de junho, o FEBRABAN TECH 2024, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, abre as portas ao público para três dias de intensa troca de informações, atrações, networking, tecnologia, debates e capacitação, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Sob o tema central “A Jornada Responsável na Nova Economia da IA”, o encontro levanta a questão do uso ético da inteligência artificial pelas instituições para garantir o desenvolvimento de novas soluções e ofertas, além da segurança. As atrações em destaque deste ano são a futurista Amy Webb; a Prêmio Nobel de Economia, Esther Duflo; e Hortência Marcari, rainha do basquetebol brasileiro.

A abertura acontece amanhã (25), às 10h, e será seguida do painel “Presidentes dos bancos destacam avanço da IA e as práticas ESG como benefícios para a sociedade e os negócios”, com a presença do presidente da Febraban, Isaac Sidney. Serão debatidas as expectativas em relação ao avanço da Inteligência Artificial e como as práticas ESG impulsionam a resiliência e a competitividade econômica. Presenças confirmadas de Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil; Milton Maluhy Filho, presidente do Itaú Unibanco; Marcelo Noronha, diretor-presidente do Bradesco; Mario Leão, CEO do Santander Brasil; e Carlos Vieira, presidente da Caixa.

O dia 26 começa com a discussão “A disrupção da IA no setor financeiro na visão dos CIOs dos bancos” entre Christian Flemming (BTG Pactual), Edilson Reis (Bradesco), Laércio Roberto Lemos de Souza (Caixa), Marisa Reghini (Banco do Brasil), Ricardo Guerra (Itaú Unibanco), Luis Bittencourt (Santander Brasil). Às 10h, no Auditório Febraban, os líderes de tecnologia dos bancos avaliam a disrupção provocada pelainteligência artificial generativa e seu impacto nos serviços bancários aos clientes.

A segunda parte da “Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024”, realizada pela Deloitte, acontecerá no evento e será realizada no dia 26/06, às 13h30, na sala de coletiva de imprensa. Serão divulgados os dados sobre o comportamento do cliente com os canais de atendimento bancários (digitais e físicos), dados de Pix, contas e clientes, Open Finance e Seguros. Na primeira parte da pesquisa, divulgada em abril desse ano, foi estimado investimento pelos bancos de R$ 47,4 bilhões em tecnologia em 2024. A segurança cibernética é prioridade estratégica para 100% dos bancos entrevistados. A pesquisa também será apresentada no dia 27, às 10h, em painel no Auditório Febraban.

O dia se encerra com a grande atração – a Prêmio Nobel de Economia, Esther Duflo. No Auditório Febraban, às 17h15, Duflo traz ao FEBRABAN TECH exemplos de como incentivos econômicos pequenos podem gerar um grande impacto social, reduzindo a pobreza, além de destacar os impactos negativos do aquecimento global especialmente a países pobres. Ela estará no palco ao lado de Maurício Minas, do Bradesco.

O último dia do evento, 27, terá grandes atrações. A primeira delas é a palestra de Amy Webb, fundadora do Instituto Future Today, ao lado de Luis Bittencourt, do Santander Brasil, no Auditório Febraban, às 11h15. “IA: mudando o curso da história humana” é o tema que discute a revolução que a inteligência artificial irá causar nas empresas ou na sociedade. Ainda sem respostas concretas sobre isso, Amy Webb projeta como a inovação mudará o curso da história humana.

A jornalista Glenda Kozlowski recebe o grande destaque do basquete brasileiro, Hortência Marcari, às 14h45, no Auditório Febraban, para uma conversa sobre a influência dos avanços tecnológicos na definição dos limites no desempenho esportivo, com expectativas de novos recordes nos próximos Jogos Olímpicos. No entanto, surge a questão: onde se encontra o Brasil? Estamos alinhados com os avanços globais ou ainda carecemos de uma maior profissionalização? Para analisar esse panorama, Hortência, compartilha suas percepções sobre o estado atual do esporte brasileiro e suas expectativas para os Jogos de Paris.

Veja a programação completa do evento aqui.

O FEBRABAN TECH 2024 será uma edição histórica. São 19.681 m² de área construída, crescimento de mais de 50% em relação ao ano passado. A área de exposição também aumentou de 5.506 m² para 6.630 m², avanço de 20%. Serão 226 áreas de exposição – foram 188 em 2023 – e 8 auditórios.

Temas em destaque este ano:

– IA Responsável: confiança, segurança e a transformação nos negócios

– Open Finance, Pix… Brasil molda cenário financeiro global

– DREX: oportunidades e tendências emergentes na economia tokenizada

– A visão futura dos bancos na garantia da cibersegurança

– A inteligência de dados na decisão da fidelidade do cliente

– Velocidade, confiabilidade e inteligência da conectividade impulsionam próxima geração de serviços financeiros

– Agilidade, eficiência e custo como metas na multiplicação da nuvem

– Cross industry: o digital expande e conecta mercados

– Agro 5.0 e o papel transformador da tecnologia financeira

– Empatia + tecnologia: o novo profissional do presente

– O caminho ESG no Brasil – transição, inclusão e equidade

– Parceria fintechs e bancos fortalece setor e promove inclusão