Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2024 – Nesta quarta-feira (07), a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) promoveu a formatura dos estudantes do projeto Programadores Cariocas do Mercado Segurador, que proporcionou a formação de jovens para o mercado de seguros, com o objetivo de inovar e capacitar as futuras gerações, e realizado em parceria com o Senac Rio. Participaram do evento os formandos e representantes da CNseg e das seguradoras que contrataram 10 dos 50 estudantes participantes.
Para o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, a iniciativa é muito importante pois cria um círculo virtuoso, dando oportunidade e trazendo para o mercado de trabalho esses jovens. “Desejo que muitas outras instituições e empresas se espelhem no projeto e desenvolvam seus próprios programas, com começo, meio e fim, dando esse pontapé inicial que as vezes não se consegue sozinho” afirmou Dyogo.
Como afirma o presidente da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), Denis Morais, o mercado segurador tem não só o objetivo, mas o dever de participar desse processo, que traz ao mercado a oportunidade para esses jovens. “Projetos como este mostram como é possível realizar iniciativas inovadoras, com objetivos claros, como oferecer a oportunidade do primeiro emprego ao jovem”, destaou.
A turma de programadores teve 80% de aproveitamento, com 40 estudantes formados pelo Senac. Dentre eles, os melhores alunos já foram contratados pelas empresas parceiras, e há previsão de abertura de mais cinco vagas. A oportunidade de ingressar no mercado de trabalho foi um divisor de águas para muitos jovens, especialmente os de baixa renda, como o estudante do Complexo da Maré, Gabriel Silva, de 21 anos. “Eu nunca tive nenhum contato com programação, então basicamente mudou a minha vida, porque eu sempre gostei muito de tecnologia. Quando tive a chance de entrar nesta segunda edição do Programadores Cariocas no mercado segurador, fiquei muito empolgado.”
A CNseg continua comprometida em apoiar iniciativas que promovam a educação e a capacitação de jovens, fortalecendo o mercado segurador e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do país. Este projeto demonstra o potencial transformador de parcerias entre instituições de ensino e o setor privado, criando oportunidades e abrindo portas para um futuro promissor.