Brasília, 03 de maio de 2024 – Com o objetivo de ajudar os gestores públicos a melhor gerir o portifólio de obras de infraestrutura, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) realizou, no fim de abril, em Curitiba (PR), um encontro com executivos de entidades públicas, nacionais e regionais, para debater a importância do Seguro Garantia para conclusão e entrega de Obras Públicas.
Durante o encontro, realizado na sede da Junto Seguros, executivos da CNseg, da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) e da seguradora digital apresentaram um panorama geral do setor segurador assim como casos práticos de editais públicos onde o seguro garantia atua, ou poderia atuar, no cumprimento dos cronogramas, evitando eventuais atrasos nas conclusões e prejuízos para a população.
Participaram do evento representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil (SEPPI), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Secretaria de Parcerias e Concessões do Rio Grande do Sul (SEPAR/RS).
A reunião com executivos do poder público foi uma iniciativa da CNseg, e faz parte da estratégia para promoção de ações que auxiliem no desenvolvimento do país, em especial a infraestrutura, uma vez que o setor pode contribuir para melhor gestão dos projetos, especialmente na adequação de editais públicos.
Diálogo e parceria
A atividade faz parte de uma série de ações e agendas que a CNseg vem realizando com os mais diversos órgãos públicos no âmbito nacional, estadual e municipal, que promovem obras diversas.
O intuito é trazer à tona quais serviços de seguros são aplicáveis adequando editais de licitações, concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs), e reforçar a análise de riscos, visando evitar futuros problemas e garantir a continuidade e a entrega no prazo das obras públicas.