Carreta da Mamografia percorrerá cidades paulistas até dezembro com apoio da BB Seguros

Seguros

A BB Seguros volta a patrocinar a iniciativa das ONGs Américas Amigas e OrientaVida, que promovem o projeto Carreta da Mamografia durante o mês de conscientização sobre o câncer de mama. A ação visa atender mulheres em situação de vulnerabilidade social, oferecendo exames gratuitos de mamografia e ultrassom em diversas localidades do estado de São Paulo. O laboratório montado percorrerá 11 localidades, que envolve bairros da capital, além de seis cidades do estado.

O projeto no formato atual reúne os esforços das duas ONGs desde 2016. A Iniciativa também visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção. A Carreta da Mamografia já está nas ruas desde 20 de setembro e seguirá em atividade até 6 de dezembro com destino final em São Sebastião. Na capital paulista, a Carreta já passou pelos bairros da Vila Prudente, na Zona Sudeste, e Heliópolis (Sul). A partir de 02/10, segue para Guarapiranga, depois Grajaú e Sesc Zona Sul. Passará também por Mauá, São Bernardo, Suzano, Itaquaquecetuba, Guaratinguetá e São Sebastião.

“A BB Seguros apoia projetos que tenham como missão cuidar de pessoas. Por isso, estabelece parcerias com ONGs, como a Américas Amigas e OrientaVida, que cuidam de mulheres vulneráveis. A Carreta da Mamografia é uma forma de unirmos forças e oferecer ajuda a pessoas que não têm acesso aos exames, além de cuidado humanizado àquelas que necessitarem”, comenta Kelly Tassinari, Gerente de Planejamento de Marketing da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.

Feito o exame, caso seja diagnosticada alguma alteração, a paciente pode aprofundar o diagnóstico na própria estrutura da Carreta, com uma ultrassonografia. No mesmo dia, é direcionada para uma mastologista de plantão, ainda nas instalações, que analisa as evidências de nódulos, a direciona para médicos do SUS da localidade.

De acordo com um levantamento realizado pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), são esperados 74 mil casos novos de câncer de mama no Brasil por ano até 2025, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. Os dados reforçam a importância da conscientização sobre a doença e a prevenção para o diagnóstico precoce.

Com 15 anos de história, a iniciativa atendeu mais de 3,5 milhões de mulheres, 41% delas na faixa etária de maior risco, entre 40 e 50 anos. Em 2023, que também teve patrocínio da BB Seguros, 5.108 mulheres foram atendidas, sendo que 5.062 fizeram mamografias, e 29 casos de câncer de mama foram diagnosticados.