São Paulo, outubro de 2022 – Ainda que o mercado de seguro de crédito seja relativamente novo para os brasileiros -diferente do que acontece em países como França e Alemanha, vistos como os berços da modalidade-, os índices de contratações após o início da pandemia mostram que este cenário começou a mudar. De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o prêmio emitido em seguro de crédito pelas principais seguradoras do mercado cresceu 69% em 2021, comparado a 2019.
O número, assim como todo o movimento deste mercado, tem sido também acompanhado de perto pela Allianz Trade Brasil, empresa global especializada em seguro de crédito. “Temos percebido uma tendência de maior contratação nos últimos dois anos por empresas que nunca tiveram esta apólice e que, agora, começam a perceber que é uma ferramenta de proteção do fluxo de caixa”, afirma Luciano Mendonça, diretor de Gestão de Mercado da Allianz Trade Brasil.
O executivo destaca, no entanto, que alguns mercados estão sendo protagonistas na expansão da modalidade no Brasil. É o caso das empresas que abastecem o setor varejista, composto por supermercados, restaurantes, drogarias, perfumarias, lojas de departamento e de materiais de construção, por exemplo. “Certamente o segmento de produção, que vende para empresas de varejo, é o que mais demanda este produto. Os fornecedores destes grandes varejistas veem no setor uma concentração muito grande, que exige uma estrutura de compartilhamento de risco. É onde o seguro de crédito entra”, explica. O diretor da Allianz Trade afirma ainda que o ramo de alimentos também apresenta grandes volumes de risco e demanda uma cobertura mais robusta.
Além de garantir proteção financeira às empresas, Mendonça esclarece que o seguro de crédito também pode ser usado para alavancar vendas, uma vez que seu bom uso permite ampliar market share, conquistar novos clientes e lançar novas linhas de negócios. “Ter esta apólice mostra ao mercado que uma empresa é diligente no gerenciamento do risco, e viabiliza linhas financeiras tendo os recebíveis segurados como garantia”.
O diretor de Gestão de Mercado da Allianz Trade reforça também que o diferencial da empresa é permitir que seus segurados forneçam a linha de crédito mais barata do mercado. “Por meio do seguro da Allianz Trade é possível viabilizar o pagamento a prazo das compras, alinhando o fluxo financeiro do recebimento pela venda ao consumidor final com o repagamento ao fornecedor”, finaliza o executivo.