São Paulo, agosto de 2024 – O último ano foi significativo para a Porto no fortalecimento e desenvolvimento de mulheres. Atualmente, elas compõem 57,6% do quadro de colaboradores e ocupam 44% das posições de liderança. Ainda assim, despertar todo o potencial delas continua sendo uma das bandeiras da empresa, que busca constantemente novas ações para estimular a potência e o protagonismo das colaboradoras, visando um ambiente mais igualitário e acolhedor.
Por isso, por meio do Juntos, o programa de diversidade e inclusão da Porto, foi lançado em março de 2023 o Lidera, uma jornada dedicada ao desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres. O projeto conta com palestras, trilhas de aprendizagem, oficinas de PDI, clube do livro e oportunidades de networking inspiradoras.
Após o início do programa, os resultados obtidos pelas participantes evidenciam o impacto positivo do projeto: 245 mulheres participaram de processos de recrutamento interno, 125 foram promovidas, e 9 alcançaram posições de liderança em 2023. A Porto também concedeu 10 bolsas de mentoria para mulheres em níveis de coordenação e gerência, além de quatro bolsas de pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP).
Para setembro, a Porto está organizando uma nova iniciativa dentro do programa Lidera, chamada “Conexão Lidera”. A ação contará com diversas mesas de discussão, e o objetivo é promover a troca de experiências entre diferentes colaboradoras da empresa, permitindo que, juntas, identifiquem suas principais fortalezas e como aplicá-las de forma tangível e sustentável em suas jornadas profissionais. As mesas serão organizadas visando garantir sinergia entre as participantes, assegurando também a interseccionalidade entre mulheres negras, LGBTQIAP+, com deficiência e de diferentes gerações.
“Por entender que a pauta de igualdade de gênero também é uma demanda que atinge os homens, uma vez que muitos deles ocupam posições estratégicas de decisão, é fundamental incluí-los nessa conversa e considerar outras ações internas”, reforça Viviane Pereira, gerente de Sustentabilidade & DEI na Porto.
Desde agosto do ano passado, a companhia tem desenvolvido o projeto “Jornada de Masculinidade”, que busca envolver os homens na pauta de igualdade de gênero. Entre os temas já discutidos, estão paternidade ativa e o papel do homem como líder. Em 2024, o projeto impactou 545 pessoas. Agora, a companhia está trabalhando na continuidade dessa jornada, direcionada a um grupo menor de participantes, com foco nos líderes. O objetivo é explorar como eles podem apoiar diretamente a trajetória profissional das mulheres.
“Estamos sempre atentos às demandas do mercado e dos nossos colaboradores, visando diversificar os formatos de abordagem sobre essas temáticas, justamente para continuarmos atraindo cada vez mais participações nos projetos. Nosso objetivo é criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e atrativo, que promova o crescimento e a retenção de talentos diversos”, finaliza Viviane.