Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2024 – A Icatu Seguros – maior seguradora independente do país em Vida, Previdência e Capitalização –, anuncia o lançamento da A.V.I. (Assistente Virtual da Icatu) projetada para facilitar a gestão de carteira e o apoio às vendas dos corretores no segmento de Vida Individual. Mais uma funcionalidade e inovação da Casa do Corretor, portal da companhia dedicado aos profissionais, a tecnologia foi desenvolvida por meio de avançados modelos de automação e Inteligência Artificial (IA) generativa para entregar uma experiência ágil, inédita e personalizada aos corretores na palma da mão, via WhatsApp.
Referência no setor como uma das seguradoras mais inovadoras do país – segundo rankings como o Valor Inovação e Época 360º –, a Icatu programou a tecnologia para entregar sempre a melhor experiência e cotação aos corretores, se adaptando às características de seus clientes a partir de fatores como perfil, histórico, risco e cobertura. Com a assistente, estes profissionais poderão enviar dados como sexo biológico, idade e valor de cobertura desejada e realizar cotações em cerca de 40 segundos – uma otimização de aproximadamente 85% do tempo médio de uma cotação, que é de cerca de 5 minutos.
Em poucos segundos e com etapas simples, os corretores poderão verificar informações de inadimplência na sua carteira de Seguro de Vida, além do valor do pagamento de comissões das linhas de negócio em que atuam (Vida, Previdência ou Capitalização). O pacote de funcionalidades inclui ainda a possibilidade de sanar dúvidas sobre produtos e soluções da Icatu, ideais para cada perfil de cliente.“A A.V.I. é a primeira e única assistente IA para corretores do mercado segurador que permite a gestão da carteira de seus clientes na palma da mão. Ela nasce para trazer mais agilidade e produtividade, o que tende a permitir a escalabilidade dos seus negócios. Na prática, é o pioneirismo e eficiência da Icatu colocado à disposição desses grandes parceiros nessa jornada de proteção financeira da sociedade”, afirma Luciano Soares, CEO da Icatu Seguros.
Tecnologia que compreende voz e imagens instantaneamente – A grande inovação deste projeto reside na combinação de tecnologias avançadas de automação, APIs proprietárias da Icatu e algoritmos de IA integrados ao WhatsApp Business. Esta combinação permite que a assistente ofereça respostas automáticas e personalizadas a perguntas diversas feitas por escrito, comando de voz ou por meio do envio de imagens e arquivos. A aplicação da IA no assistente proporciona benefícios como maior agilidade, precisão e satisfação no atendimento ao cliente.
“A Icatu vê a tecnologia e a Inteligência Artificial, principalmente, como um suporte e ferramenta para as pessoas. Será essencial para alavancar o trabalho de venda consultiva que é intenso e complexo. No fim do dia, o que queremos é que a jornada do corretor seja mais fluida e que ele tenha tempo para se dedicar ao que é mais importante: ouvir seus clientes. A A.V.I. nasce de um compromisso da Icatu com a inovação e a melhoria contínua dos nossos processos”, afirma Alexandre Vilardi, Vice-Presidente Corporativo da Icatu Seguros.
Para o lançamento, a A.V.I. atuará no segmento de Seguro de Vida da Icatu Seguros, com possibilidade de abrangência de todas as linhas de negócio da companhia no médio prazo, com foco na proteção financeira completa. No futuro, a ferramenta prevê ainda incluir a capacidade de indicar a predisposição de clientes a comprar outros produtos, auxiliando o corretor com insights para vendas mais eficazes, por meio da incorporação de modelos de IA preditivas.
“Esse lançamento chega na esteira de diversas outras inovações que temos trazido para a nossa base de corretores nos últimos anos. Esse novo movimento estratégico é resultado do reconhecimento, da valorização e do apoio que nos comprometemos a ter diariamente com estes profissionais”, explica Eduardo Vieira dos Santos, Superintendente de Soluções Digitais da Icatu Seguros.
Referência no segmento de Vida, o Grupo Icatu bateu recorde de R$ 4,2 bilhões em prêmios retidos em 2023, evolução de 21% em relação a 2022, com destaque para o crescimento dos produtos de Vida Individual, com 90%.