As constantes transformações no setor de saúde, as principais potências e os desafios do setor, em uma visão comparada entre o cenário nacional e o de Portugal, serão temas abordados no seminário Saúde Suplementar no Brasil, promovido pela FGV Justiça. Marcado para o dia 29 de julho, a partir das 9h, o encontro buscará ampliar as discussões acerca da saúde suplementar. Aberto ao público, o evento será realizado no Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas, localizado na Praia de Botafogo, 186, no Rio de Janeiro.
A saúde suplementar é de fundamental importância para o sistema de saúde no Brasil, uma vez que fornece serviços e procedimentos médicos para relevante parcela da sociedade, descomprimindo as altas demandas do Sistema Único de Saúde do país. Para explorar esse cenário, o evento propõe temáticas sobre o mercado de saúde suplementar no Brasil em sua totalidade, desde o equilíbrio financeiro até os entraves à formação médica.
A coordenação do evento é do ministro do STJ e coordenador da linha de pesquisa de Saúde da FGV Justiça, Antonio Saldanha, que fará a apresentação de lançamento da pesquisa “Raio-X da Saúde Suplementar no Brasil”. O seminário, pensado em contexto acadêmico, propõe uma série de debates, discussões e disseminação de conhecimento, e terá quatro painéis principais. Serão destaques temas como Imagem e Credibilidade da Saúde Privada no Brasil; Governança e Equilíbrio Financeiro na Saúde Suplementar; Formação Médica no Brasil; e Entraves, Insegurança, Fraudes e Ética.
Formadores de opinião, autoridades, lideranças e especialistas da área estarão reunidos para abordar o panorama atual do mercado de saúde e as novas perspectivas do setor, de maneira a analisar e buscar soluções para a área de saúde privada.
Entre os convidados estão os ministros, Luis Felipe Salomão (STJ) e Antonio Saldanha Palheiro (STJ); a conselheira Daiane Nogueira (CNJ); e o desembargador e presidente Mútua dos Magistrados Ricardo Couto (TJRJ). O seminário contará, ainda, com a presença de Óscar Gaspar, o presidente da Associação Portuguesa dos Hospitais Privados.
Também participarão dos painéis o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Paulo Rebello; o professor da FGV e membro titular da Academia Nacional de Medicina, Alexandre Siciliano Colafranceschi; o vice-presidente de Relações Institucionais da Amil, Renato Casarotti; e a presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcomo, entre outros.
O evento é gratuito. Para inscrever-se, acesse o site.