Schultz Operadora diversifica modelo de capacitação para atender às novas demandas do mercado

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Compartilhar informações para que o agente de viagens venda mais e melhor. Esse é o lema da Schultz, uma das operadoras que mais investe em capacitações no mercado brasileiro. Parte importante na estratégia da empresa que tem 100% das vendas realizadas por meio das agências de viagens, os treinamentos são oferecidos em diferentes formatos para atender a novas demandas.

Além de atualizar os profissionais que já atuam no agenciamento de viagens em relação aos novos destinos, produtos e serviços, a empresa também se preocupa em apoiar novos empreendedores na construção de seus negócios. “Ao longo dos últimos cinco anos, observamos a chegada de muitos novos profissionais ao mercado, o que traz uma demanda constante e latente por capacitação”, pontua Rodrigo Rodrigues, diretor comercial da Schultz.

O investimento em roadshows, capacitações online e eventos itinerantes também tem a ver com esse novo momento do turismo que se destaca pelo número crescente de agências em home office. “Nossos executivos seguem com a rotina de visitas periódicas às agências que mantêm bases fixas para treinar as equipes, mas também diversificamos os formatos das capacitações para complementar os esforços de quem está na rua. Assim, conseguimos fazer com que as novidades cheguem de forma rápida e com qualidade para maximizar os negócios de todos os agentes, independentemente do modelo de atuação”, explica Rodrigues.

Para o diretor, o que gera a adesão dos profissionais é o fato de a Schultz realizar capacitações ricas em informação, com produtos e fornecedores confiáveis. “Não contatamos os agentes só para pedir vendas, nem só para falar de sistema de pagamento e parcelamento, mas para oferecer ao agente de viagens um conteúdo que ajuda seu dia a dia, o que, consequentemente, traz uma oportunidade para a operadora dentro daquela agência. É uma relação ganha-ganha”, afirma o diretor.

Provas disso foram os roadshows realizados em parceria com a Europamundo que passaram por várias cidades brasileiras como foco nos roteiros de cruzeiros fluviais, um produto que estreou no portfólio e não era tão conhecido pelos profissionais brasileiros. A operadora também organizou roadshows para detalhar as expedições pelo Jalapão (TO) e Chapada das Mesas, realizadas em parceria com a 100 Limites.

As capacitações também são realizadas durante os famtours, com programação que combina vivência do produto com sessões de treinamento. No primeiro semestre, foram duas edições para o Maceió Mar Resort, em Alagoas, com agentes de viagens que já tinham vendido diárias para o hotel, mas ainda não tinham visitado suas instalações e com alguns profissionais que têm perfil para vender o produto. A Schultz também organizou famtours regionais para o Jalapão e para a Chapada das Mesas.

Outra vertente é a Trilha do Conhecimento, ação online que atinge um grande número de agentes de viagens Brasil afora. No primeiro semestre, foram realizados treinamentos sobre os Cruzeiro Scorpios pela Patagônia Chilena, produto que tem parceria estratégica com a Schultz Operadora, e sobre novos roteiros pela Alemanha e Itália, em parceria com a Miller e com a Carrani Tours, respectivamente. O objetivo foi destacar produtos além dos tradicionais que trazem novas oportunidades de venda para os agentes de viagens nos dois países. “Fizemos também uma edição especial focada nos circuitos rodoviários pelo Brasil, produto que lançamos recentemente”, acrescenta o diretor.

A edição dedicada ao Ecoboo Maldives foi destaque na programação, já que a Schultz é representante exclusiva do hotel boutique ecológico. “As Maldivas já são conhecidas pelos agentes e pelos viajantes, mas a operadora traz um produto novo e destaca a oportunidade de viajar para o destino pagando valores mais acessíveis, compatíveis com os praticados pelos resorts nacionais. Queremos que o agente de viagens informe essa possibilidade ao viajante, então vamos intensificar as capacitações”, adianta Rodrigues.

O que vem por aí

Para o segundo semestre, a Schultz programa treinamentos com diversos fornecedores de circuitos em diferentes partes do mundo que serão realizadas a cada 15 dias, além de capacitações focadas em Estados Unidos, Caribe, América do Sul e novas oportunidades de roteiros pelo Brasil. Estão confirmados, ainda, roadshows com a Europamundo e com a 100 Limites por cidades que não foram contempladas nos seis primeiros meses.

Além dos treinamentos e do diálogo constante com as agências a Schultz investe em outro benefício voltado aos agentes de viagens que são responsáveis por 100% das vendas da operadora ao longo do ano: uma campanha anual que premia os esforços de vendas com uma viagem de lazer. “Todos os profissionais que venderem produtos da Europamundo para 20 passageiros ao longo de 2024 são bonificados com uma viagem terrestre de até oito dias com destino a escolher entre Europa, Estados Unidos ou Canadá, e 50% de desconto para o acompanhante no mesmo roteiro”, complementa.

A Schultz também realiza ações de incentivo focadas em produtos específicos. Para a Chapada das Mesas, por exemplo, a empresa oferece o 5+1, ou seja, uma cortesia na expedição ao agente de viagens que comercializar cinco saídas – para os períodos de férias e feriados o que vale é o 11+1, uma cortesia a cada onze vendas. No caso do Ecoboo Maldivas, a Schultz bonifica os agentes de viagens que venderem 10 apartamentos ao longo do ano com o pack experience que inclui 7 noites de hospedagem com pensão completa e passeios. “É a nossa forma de premiar quem está conosco durante todo o ano”, finaliza.

Sobre a Schultz

Criada há quase 40 anos, a Schultz é uma das mais completas empresas turísticas do Brasil, integrada pelas operações da Vital Card (seguro-viagem), Schultz Vistos (vistos de turismo, estudos, trabalho e negócios), TZ Seguros (corretora de seguros para empresas de turismo), TZ System (tecnologia) e TZ Viagens (franqueadora de agências de viagens multimarcas) e Schultz Operadora.