Prudential do Brasil avança em sua jornada de sustentabilidade e lança o primeiro relatório ao mercado 

Seguros

Rio de Janeiro, 10 de junho de 2024 – A Prudential do Brasil acaba de lançar o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade. O documento destaca os principais compromissos em prol do desenvolvimento sustentável do negócio, além de relatar as ações realizadas pela companhia em 2023 para a promoção e o desenvolvimento da agenda de sustentabilidade. Elaborado a partir das normas da Global Reporting Initiative (GRI) e com os princípios do Sustainability Accounting Standards Board (SASB), que estabelecem padrões reconhecidos internacionalmente, o relatório também apresenta o primeiro processo de materialidade da Prudential.

O estudo identificou 13 temas materiais prioritários para a sustentabilidade da companhia a partir da metodologia de dupla materialidade. Entre os principais temas apontados pelos stakeholders como os de maior impacto financeiro, estão gestão de risco e investimento responsável. Já ética, controles internos, cultura de valorização de pessoas e diversidade foram mencionados como os de maior impacto socioambiental.

Um dos grandes desafios do setor, a democratização do acesso ao seguro e à educação financeira também foi mapeado no estudo de materialidade da Prudential como tema essencial. Comprometida em levar proteção para o maior número de brasileiros, a seguradora investiu em coberturas com custos mais acessíveis, flexibilidade de pagamento, benefícios, contratação descomplicada e 100% digital. A estratégia da companhia é alcançar cada vez mais outras parcelas da população, em especial as classes D e E, contribuindo para a sustentabilidade financeira e patrimonial das famílias.

“Estamos dando um passo importante em nossa jornada de sustentabilidade, agenda que ganha cada vez mais espaço em nossos negócios. Para seguir evoluindo e contribuindo para um ambiente econômico sustentável, agimos de forma global, desde a estratégia de desenvolvimento de produtos para democratizar o acesso ao seguro até o investimento em tecnologia, passando pela promoção da diversidade e inclusão entre os nossos colaboradores e na sociedade. Somos responsáveis pela construção de um futuro melhor para todos nós”, afirmou a CEO da Prudential do Brasil, Patricia Freitas.

Ética e integridade

Acreditamos que a base sólida de uma boa governança corporativa, pautada na ética, integridade e transparência nos negócios, contribui significativamente para a capacidade de competirmos com eficácia e desenvolvermos nosso potencial. Reconhecida e certificada como uma das empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute há dez anos consecutivos, a seguradora possui um comitê de ética e disponibiliza canais de denúncia locais e internacionais, administrados de forma independentes. Além disso, fomenta a cultura de ética e integridade por meio de ações de conscientização e treinamentos obrigatórios para todos os colaboradores.

Diversidade e Inclusão

Empenhada na construção de uma sociedade mais equitativa, a Prudential busca construir um local de trabalho diverso e com possibilidade de alavancar carreiras. Atualmente, a seguradora possui metas de diversidade focadas em gênero e raça, investe em recrutamentos inclusivos e investe em treinamentos específicos para acelerar a trajetória profissional de seus colaboradores: o programa de liderança feminina e o programa de mentoria racial. 

Na área de responsabilidade social, a companhia está comprometida com o fomento da educação financeira e o apoio às instituições que geram renda e empregabilidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em outra frente, a Prudential vem incentivando e investindo financeiramente em jovens por meio do projeto Atuários do Futuro para a escolha por cursos universitários na área de exatas, como a faculdade de Ciências Atuariais, profissão essencial no mercado de seguros. Ao todo, já são mais de US$ 2 milhões investidos em iniciativas sociais, desde que o projeto Jovens pro Futuro foi lançado, em 2021, em parceria com a Prudential Foundation e a Brazil Foundation.

“Quando o assunto é sustentabilidade, nós vamos além do nosso propósito de proteger vidas, nós transformamos vidas. Dentro de todo o guarda-chuva de ESG, a letra S tem um lugar muito importante e legítimo na Prudential, onde atuamos há alguns anos e estamos sempre buscando novas formas de gerar impacto positivo na sociedade” explica a vice-presidente de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional e BEO (Business Ethics Officer) da Prudential do Brasil, Gabriela Al-Cici.

Mudanças climáticas

O uso racional de energia e a redução do uso de papel também são preocupações da seguradora. A cada ano, a Prudential vem revisando sistemas e processos e utilizando tecnologia e inovação para reduzir gradativamente o volume de seu consumo e descarte. Com relação à emissão de gases de efeito estufa, a Prudential reporta seus indicadores desde 2021 para a Prudential Financial, fazendo parte do relatório global de emissões. Em julho, será publicado o relatório de Emissões de Gases de Efeito Estufa 2023, alinhado com a publicação do Relatório de Emissões da Prudential Financial.

Acesse aqui o Relatório de Sustentabilidade da Prudential do Brasil e saiba mais.