Debater a redução da pobreza e transformar vidas são temas que impactam diretamente na economia mundial. Esta abordagem será foco também no FEBRABAN TECH 2024, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina, de 25 a 27 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O destaque será a palestra de Esther Duflo, economista vencedora do prêmio Nobel de Economia, com o tema “Transformando vidas, como pequenas ações reduzem a pobreza mundo afora”.
Esther trará sua percepção e atuação para combater a desigualdade social em painel no dia 26 de junho, às 17h15, no Auditório Febraban. Esther Duflo é economista franco-americana, cofundadora e diretora do Laboratório de Ação contra a Pobreza Abdul Latif Jameel (J-PAL), e professora de Economia de Alívio à Pobreza e Desenvolvimento no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Em 2019, Esther conquistou o Prêmio Nobel de Economia defendendo uma “abordagem experimental para aliviar a pobreza global”, ao lado de seu marido, o indiano Abhijit Banerjee, e do americano Michael Kremer.
Segundo a Academia Real Sueca de Ciências, responsável pela premiação, graças ao estudo, mais de 5 milhões de crianças indianas se beneficiaram pelo programa de reforço escolar, além de contribuírem para a reformulação da área da economia do desenvolvimento.
Esther Duflo traz para o FEBRABAN TECH exemplos de como incentivos econômicos pequenos podem gerar um grande impacto social, reduzindo a pobreza, além de destacar os impactos negativos do aquecimento global especialmente em países pobres.
Segunda mulher agraciada com o Prêmio Nobel de Economia e a mais jovem, com apenas 46 anos na época, Esther Duflo foi reconhecida por seus trabalhos de redução de pobreza.
Em 2013, a professora do MIT foi selecionada pela Casa Branca para aconselhar o então presidente Barack Obama em questões de desenvolvimento e participou do recém-criado Comitê para o Desenvolvimento Mundial. Ao longo de sua carreira, Duflo recebeu diversos prêmios, incluindo a medalha John Bates Clark em 2010, concedida aos economistas nos Estados Unidos com menos de 40 anos, em reconhecimento ao seu trabalho.
Sobre o evento
O FEBRABAN TECH 2024 terá como tema central “A Jornada Responsável na Nova Economia da IA” e o evento abordará a preocupação dos bancos de como toda a economia e, principalmente, o setor financeiro, estão se preparando para utilizar de forma responsável os novos recursos e avanços da IA.
O grande destaque do primeiro dia (25/06) será o painel de abertura com os presidentes de bancos, das 11h às 12h30, com a presença do presidente da Febraban, Isaac Sidney. Na ocasião, os CEOs farão um amplo debate sobre as expectativas em relação ao avanço da Inteligência e como as práticas ESG impulsionam a resiliência e a competitividade econômica. Estão confirmados:
– Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil.
– Milton Maluhy Filho, presidente do Itaú Unibanco;
– Marcelo Noronha, diretor-presidente do Bradesco;
– Mario Leão, CEO do Santander Brasil
– Carlos Vieira, presidente da Caixa;
Outra participação muito aguardada na edição desse ano é a da futurista Amy Webb, que sobe ao palco principal no dia 27/06, às 11h15, para refletir sobre como a IA vem reformulando negócios, privacidade, comércio, agricultura, guerra, educação e até mesmo os relacionamentos interpessoais.
Em 2024, o evento baterá novos recordes, se tornando a maior edição da história. O FEBRABAN TECH terá uma área construída de 19.681 m², crescimento de mais de 50% em relação ao ano passado. A área de exposição também aumentou, de 5.506 m² para 6.630 m², avanço de 20% no tamanho. No espaço serão 226 áreas de exposição – foram 188 no ano passado.
O congresso – que contará com 8 auditórios – reunirá as lideranças dos setores financeiro, de tecnologia, sustentabilidade, agro e de áreas interessadas em inovação do Brasil e do mundo, que debaterão assuntos pertinentes da economia digital, com enfoque no tema central deste ano.
As trilhas temáticas do FEBRABAN TECH 2024 serão:
- IA Responsável: confiança, segurança e a transformação nos negócios
- Open Finance, Pix… Brasil molda cenário financeiro global
- DREX: oportunidades e tendências emergentes na economia tokenizada
- A visão futura dos bancos na garantia da cibersegurança
- A inteligência de dados na decisão da fidelidade do cliente
- Velocidade, confiabilidade e inteligência da conectividade impulsionam próxima geração de serviços financeiros
- Agilidade, eficiência e custo como meta na multiplicação da nuvem
- Cross industry: o digital expande e conecta mercados
- Agro 5.0 e o papel transformador da tecnologia financeira
- Empatia + tecnologia: o novo profissional do presente
- O caminho ESG no Brasil – transição, inclusão e equidade
- Parceria fintechs e bancos fortalece setor e promove inclusão