Perdas marítimas atingem seu menor patamar em 2022, mostra estudo da Safety & Shipping Review produzido pela seguradora Allianz Global Corporate & Specialty

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O transporte marítimo é responsável por cerca de 90% do comércio mundial a bordo de diferentes embarcações, portanto, a segurança marítima é fundamental. Na última década acompanhamos melhorias significativas, culminando no setor reportando o menor número de grandes navios perdidos no último ano. No entanto, uma combinação de fatores que afetam o risco de incêndio, ameaças contínuas e novas decorrentes dos efeitos da crise na Ucrânia, desafios de descarbonização, incertezas econômicas, bem como o aumento do custo de reclamações marítimas, mostram que o setor ainda enfrentará muitos obstáculos nos próximos 12 meses, de acordo com o estudo Safety & Shipping Review 2023, da seguradora Allianz Global Corporate & Specialty SE (AGCS). 

“As perdas marítimas atingiram o menor número que já vimos nos 12 anos de história de nosso estudo anual, refletindo o impacto positivo de programas de segurança, treinamentos, mudanças no design de navios e regulamentações ao longo do tempo”, diz o Capitão Rahul Khanna, Chefe Global de Consultoria de Riscos Marítimos da AGCS. “Embora esses resultados sejam gratificantes, há várias nuvens no horizonte. Mais de um ano após a invasão da Rússia à Ucrânia, o crescimento da frota oculta de navios-tanque de petróleo é a mais recente consequência que desafia os armadores, suas tripulações e seguradoras. A segurança contra incêndios e o problema de declaração incorreta de carga perigosa também devem ser resolvidos para que a indústria possa se beneficiar da eficiência de navios cada vez maiores. A inflação está aumentando o custo de reclamações de casco, máquinas e carga. Enquanto isso, embora os esforços de descarbonização da indústria estejam progredindo, essa continua sendo, de longe, a maior desafio do setor. Pressões econômicas podem colocar em risco investimentos vitais nas estratégias das empresas, bem como em outras iniciativas de segurança”. 

A cada ano, a AGCS analisa as perdas e incidentes marítimos relatados envolvendo navios com mais de 100 toneladas. Durante 2022, foram relatadas 38 perdas totais de embarcações em todo o mundo, em comparação com 59 do ano anterior. Esse número representa uma redução de 65% nas perdas anuais ao longo de 10 anos (109 em 2013). Há 30 anos, a frota global estava perdendo mais de 200 embarcações por ano. 

De acordo com o relatório, houve mais de 800 perdas totais na última década (807). A região marítima do Mar da China Meridional, Indochina, Indonésia e Filipinas é o ponto principal global de perdas, tanto no último ano quanto na última década (204 perdas totais). Isso representou uma a cada cinco perdas em 2022 (10), impulsionada por fatores como alto nível de comércio, portos congestionados, frota antiga e condições climáticas extremas. O Golfo Pérsico, as Ilhas Britânicas e as águas do Mediterrâneo Ocidental foram os segundos locais com maior número de perdas (3). Cerca de um quarto das embarcações perdidas em 2022 eram de carga (10). O naufrágio foi a principal causa de perda total em todos os tipos de embarcações (20), representando mais de 50%. Incêndio/explosão ocupou o segundo lugar como causa de perda (8). Colisão de embarcações ficou em terceiro. 

Embora as perdas totais tenham diminuído no último ano, o número de acidentes marítimosrelatados permaneceu constante (3.032 em 2022, em comparação com 3.000 em 2021). As Ilhas Britânicas registraram o maior número (679). Danos ou falhas de equipamentos representaram quase metade de todos os incidentes globalmente (1.478). Foram relatados maisde 200 incêndios durante 2022 (209) – o maior número em uma década, tornando-o a terceira principal causa de incidentes globalmente, representando um aumento de 17% em relação ao ano anterior. 

Riscos de incêndio no casco e carga continuam preocupando 

Vários fatores estão aumentando o risco de incêndios no mar e em terra. A descarbonizaçãoestá levando ao transporte de novos tipos de carga em navios, como veículos elétricos (EVs) e produtos alimentados por bateria. As baterias de íon-lítio (Li-ion), altamente inflamáveis, representam um risco crescente para o transporte de contêineres e transportadores de veículos. Prevê-se que o mercado de baterias cresça mais de 30% ao ano na próxima década. 

Um dos principais riscos das baterias de Li-ion é o “runaway térmico”, um incêndio rápido de auto aquecimento que pode causar uma explosão. As principais causas de incêndios de Li-ion são fabricação de baixa qualidade ou células ou dispositivos de bateria danificados, supercarregamento e curto-circuito. Os incêndios em EVs com baterias de Li-ion são difíceis de extinguir e podem reiniciar espontaneamente. “A maioria dos navios não possui proteção, detecção e capacidades de combate a incêndios adequadas para lidar com esses incêndios no mar”, diz Khanna. “A atenção deve se concentrar tanto em medidas preventivas quanto em planos de emergência para ajudar a mitigar esse perigo, como treinamento adequado da tripulação e acesso a equipamentos adequados de combate a incêndio ou melhoria dos sistemas de detecção precoce. Navios especialmente projetados para transportar EVs seriam vantajosos”. 

Ao mesmo tempo, cargas perigosas estão sendo cada vez mais transportadas por embarcações cada vez maiores. A capacidade de carga de contêineres dobrou nos últimos 20 anos. As 10 maiores operadoras de contêineres têm mais de 400 novas embarcações encomendadas e a maioria será maior do que as embarcações substituídas. Consequentemente, o impacto dos incêndios é amplificado, podendo resultar em perdas mais graves. O incêndio já é uma das causas mais frequentes de perdas totais em todos os tipos de embarcações, com 64 embarcações perdidas nos últimos cinco anos. Enquanto isso, a análise da AGCS de quase 250.000 reclamações da indústria de seguros marítimos mostra que o incêndio também foi a causa mais cara de perdas, representando 18% do valor de todas as reclamações analisadas. 

Os sistemas de relatórios da indústria atribuem cerca de 25% dos incidentes graves a bordo de navios porta-contêineres a mercadorias perigosas mal declaradas, como produtos químicos, baterias e carvão vegetal, embora muitos acreditem que esse número seja maior. “A falha em declarar, documentar e embalar corretamente cargas perigosas pode contribuir para incêndios ou prejudicar os esforços de combate a incêndios”, explica Khanna. “Rotular uma carga como perigosa é mais caro. Portanto, algumas empresas tentam contornar isso rotulando fogos de artifício como brinquedos ou baterias de Li-ion como peças de computador, por exemplo”. Várias grandes empresas de transporte de contêineres recorreram à tecnologia para resolver esse problema, usando software de triagem de carga para detectar reservas suspeitas e detalhes de carga, enquanto os grandes operadores de contêineres estão impondo penalidades. “Seriam bem-vindos requisitos e penalidades unificados para cargas perigosas mal declaradas”, diz Khanna. 

Ucrânia e sanções de petróleo: crescimento da frota clandestina de petroleiros é a última preocupação em segurança 

A Ucrânia ainda está se recuperando da invasão russa em 2022, que reduziu significativamentesuas exportações de grãos, prejudicando o setor de transporte marítimo de curta distância. A crise continua a ter um impacto em toda a Europa. Os portos de Odessa e Illichevsk, no Mar Negro, ainda estão operando abaixo da capacidade, enquanto os problemas econômicos, políticos e de infraestrutura continuam a criar desafios. 

No entanto, a crise também gerou um aumento na frota de navios-tanque ocultos, que podem ser usados para transportar petróleo em violação às sanções internacionais. Os navios-tanque ocultos costumam desligar seu sistema de identificação automática (AIS) para evitar a detecção e são frequentemente operados por empresas de fachada. Isso representa um risco de segurança e ambiental, já que esses navios podem estar envolvidos em atividades ilegais e podem não cumprir os padrões de segurança adequados. 

“As empresas de transporte marítimo estão enfrentando um dilema difícil”, observa Khanna. “Por um lado, elas não querem se envolver em atividades ilegais ou sujeitas a sanções, mas, por outro lado, não querem perder oportunidades de negócios legítimas. É crucial que a indústria, reguladores e autoridades trabalhem juntos para identificar e monitorar navios-tanque ocultos e garantir que as empresas cumpram as regulamentações internacionais”. 

A descarbonização é o maior desafio do setor 

O transporte marítimo contribui com cerca de 3% das emissões globais de gases de efeitoestufa (GEE) anualmente e está comprometido com metas ambiciosas para reduzi-las. O ritmo e o progresso de seus esforços são influenciados pelo desenvolvimento tecnológico, adoção de combustíveis eficientes em termos energéticos, regulamentações e forças de mercado. As empresas de transporte marítimo e operadores de carga já estão migrando para navios movidos a gás natural liquefeito e estão testando combustíveis alternativos, como biocombustíveis, metanol, amônia, hidrogênio, além de embarcações elétricas movidas a energia solar e bateria, sistemas de propulsão auxiliados pelo vento, hélices mais eficientes e projetos de proa bulbosa. 

A transição do transporte marítimo sem a utilização de carbono envolverá um período de mudanças exigente e um investimento significativo de cerca de US$ 1,4 trilhão. Uma combinação de combustíveis provavelmente existirá nos próximos cinco a dez anos, apresentando desafios para proprietários de navios, operadores e portos. Do ponto de vista das perdas, a indústria ainda não enfrentou grandes reivindicações relacionadas a tecnologias ou combustíveis alternativos. No entanto, à medida que esses são introduzidos em grande escala, podem surgir mais questões. “A colaboração é fundamental e as trocas regulares de informações e dados entre empresas e seguradoras, com base em testes e experiências, serão importantes para ajudar a reduzir os riscos de transição”, diz Heinrich. 

Pressões econômicas novamente em foco 

Após o boom pós-pandemia no transporte de contêineres, a incerteza econômica e geopolíticae a queda na demanda afetaram as taxas de frete. O custo de transporte de um contêiner entre a Ásia e os Estados Unidos ou a Europa em abril de 2023 foi mais de 80% menor do que no ano anterior. “A questão é se essa queda, juntamente com a perspectiva de uma recessão econômica, afetará os orçamentos de manutenção e gestão de riscos. Recessões anteriores afetaram essas áreas, levando a perdas e a um aumento nos incidentes de danos a máquinas”, diz Heinrich. 

Fatores que impactam o custo das reivindicações 

O aumento nos preços das commodities, os custos mais altos de mão de obra e as perturbações na cadeia de suprimentos tiveram um impacto significativo nas reivindicações de seguros marítimos, especialmente no casco e no maquinário. “O preço do aço, um fator-chave nos custos das reivindicações de casco, aumentou rapidamente pós-pandemia, assim como as peças de reposição. Uma reivindicação típica de hélice ou maquinário agora custa cerca de duas vezes mais do que antes da pandemia”, explica Régis Broudin, Diretor Global de Reivindicações Marítimas da AGCS. “A escassez e os atrasos na obtenção de peças de reposição também levaram a períodos mais longos em estaleiros de reparo, enquanto a escassez de mão de obra também aumentou os custos. Isso se soma ao aumento nos gastos com o reparo, salvamento e reboque de grandes embarcações, que enfrentam custos mais altos. O boom pós-pandemia no transporte de contêineres também teve impacto. O valor da carga aumentou com o aumento do preço de bens e matérias-primas. “Mesmo as empresas com o melhor gerenciamento de riscos sentirão o impacto da inflação nas reivindicações”, conclui Broudin.