O Banco Central do Brasil (Bacen) anunciou novas regras para transações via PIX neste ano. As mudanças objetivam trazer mais segurança e comodidade nas transações realizadas com essa modalidade. Ao total, a instituição estabeleceu 7 novas regras, dentre elas, o facilitamento de captação de recursos por correspondentes bancários.
“Cada correspondente bancário poderá ter uma conta própria em seu nome. Essa conta deverá ser usada exclusivamente para movimentação de valores relativos à prestação de serviços da correspondente, e apenas para o recebimento de recursos”, esclarece Natália Feitosa, supervisora de normas e regulamentações da GFT Credmais, empresa referência no mercado de crédito consignado e seguros.
A especialista explica ainda que a nova regra poderá dar mais celeridade para alguns processos. “O PIX é a forma mais rápida, prática e segura de realizar transações financeiras. Essa mudança é benéfica para as correspondentes bancárias pois trará praticidade e rapidez a determinados processos”, discorre Natália.
Por fim, Natália também faz um alerta quanto a movimentação de valores, a fim de prevenir fraudes. “O comissionamento do correspondente bancário é feito exclusivamente pelo banco, o cliente jamais deve fazer transferências de valores a terceiros, sob hipótese nenhuma”, enfatiza a profissional.
Atualmente o PIX é o principal meio de transações do Brasil, segundo a Bacen. A ferramenta permite que transações financeiras sejam feitas de forma prática, instantânea e segura. Com pouco mais de dois anos de existência, a modalidade de transações já é usada para mais de 141 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Bancos (Febraban).