O que você faria com R$ 2 mil a mais no fim do ano? E se esse dinheiro viesse de compras que você fez ao longo do ano, a partir de clubes de vantagens por comprar em parceiros de clubes de benefícios?
Foi o que aconteceu com os filiados à OAB de Minas Gerais, a partir do cashback oferecido pela instituição para suprir a demanda em relação à Anuidade Zero, um benefício oferecido na época. Em 2021, a empresa firmou parceria com a Lecupon, startup que desenvolveu uma plataforma para empresas que queiram ter seu clube de vantagens e tem no cashback um dos seus carros chefes.
Com isso, a OAB já chegou ao número de R$ 2,5 milhões de economia em 2022 com uma margem máxima anual de R$ 2 mil por advogado filiado. “Nosso papel é justamente fazer o meio de campo entre as empresas que oferecem e as que querem receber o benefício. Além da nossa tecnologia, nosso know-how de mercado ajuda muito na hora das negociações”, diz Aluisio Cirino Diniz, CEO da Lecupon.
O projeto deu tão certo que, desde junho de 2022, o cashback foi expandido para todos os mais de 300 clientes da Lecupon, sendo oferecido na compra junto a grandes players do mercado brasileiro.
Na Dafiti, loja on-line de vestuário, por exemplo, o valor para clientes da startup fica na faixa de 10% de retorno, enquanto os concorrentes ficam abaixo dos 5%. Com a Pizza Hut, o cashback chega a 4%, sendo essa uma modalidade exclusiva da Lecupon, 4,5% na Lego e 2% na Probiótica, todos também com valores maiores que os dos concorrentes.
“Em relação a 2022, a Lecupon já bateu, em setembro, os números obtidos em 2021 em relação ao cashback. E as perspectivas de crescimento são maiores, pois com compras mais inteligentes e ofertas mais atrativas, o mercado certamente se manterá mais atrativo e todos saem ganhando”, revela Cirino.
E é justamente a forma de negociação que coloca a empresa à frente de seus concorrentes de mercado. Para se ter ideia em termos de números, a Lecupon consegue, em média, oferecer um cashback maior, criando um “saldo”. Está cada vez mais em voga em grandes marketplaces e em lojas de diversos tipos, seja no varejo, nos ramos de alimentação, viagens, presentes e até medicamentos.
“As empresas entenderam que para se diferenciarem no mercado e premiarem aqueles clientes mais fidelizados, o cashback é uma ótima ferramenta, pois, além de não ‘forçar’ um benefício que não possa ser do interesse desse cliente, permite uma liberdade maior na escolha de como usar esse benefício”, explica Cirino.
Segundo ele, a procura por soluções com cashback cresceu tanto nos últimos anos que levou a Lecupon a se especializar nessa modalidade, tanto em termos de adaptar sua tecnologia quanto na busca por parcerias com grandes empresas, trazendo maiores benefícios.
Isso permitiu que não apenas grandes empreendimentos, mas também comércios locais possam ter o seu próprio clube de benefícios, pois a tecnologia e as parcerias permitem essa modalidade. “Queremos democratizar os benefícios para todos os públicos”, celebra o CEO da empresa.
SERVIÇO
Sobre a Lecupon, https://lecupon.com/