Conta Azul explica como conquistar e fidelizar clientes

Finanças

“Tão importante quanto a venda, é manter o cliente com você. Isso depende muito da experiência que você está dando a ele, porque se a gente fizer com que ele tenha sucesso,  isso também vem para nós”, disse a Sandrina Grubba, Chief Experience Officer da Conta Azul,  plataforma de gestão financeira voltada a empreendedores e contadores, durante Feira do Empreendedor Sebrae 2022.

Com o tema “Como conquistar e fidelizar clientes”, a especialista destacou as principais dicas para que os empreendedores possam, além de trazer novos, também manter quem já faz parte de sua base, e com isso, garantir benefícios como  e separou algumas dicas para o empreendedor, como:

1- Entender quem é o seu cliente. 

Não dá para considerar todos os clientes iguais. “Temos que entender verdadeiramente quem é o cliente. Saber a identidade, os grupos, o segmento, as dores, as necessidades. Não adianta entregar algo padrão para todos, não tem como funcionar. As empresas são diferentes. Personalizar o seu cliente vai facilitar toda a estratégia e execução da sua empresa”, explica Sandrina.

2- Manter o cliente sempre por perto. 

“Depois da atração, tem que manter o contato, fazendo perguntas e identificando se as dores estão sendo atendidas. É fundamental manter o encantamento após a atração. É importante criar uma comunidade, ser humano”, completa a executiva. De acordo com a Conta Azul, é nove vezes mais caro conquistar um cliente novo. Por isso, o segredo está em manter perto quem já faz parte de sua base.

3- Coletar feedbacks e entender as necessidades do cliente

“Não é porque o cliente adquiriu o produto que tá tudo certo.  Você tem coragem de ler se o teu cliente indica o seu produto? Tem coisas que são difíceis de ler, mas é aí que a gente evolui. A gente cresce ouvindo o feedback que dói”, afirma a especialista.

4- Oferecer informações relevantes para o cliente

Mais do que oferecer um produto, oferecer uma experiência, compartilhe informações que brilhem os olhos do cliente. Esteja sempre um passo a frente e entregue aquilo que nem ele mesmo pensou que precisaria

5- Proporcione um atendimento UAU

Personalize a comunicação, gere experiência positiva ao cliente e o encante. “Hoje, o cliente está extremamente exigente. O grande diferencial da sua decisão, para que o cliente continue ou não fiel a sua marca, é a experiência que você está proporcionando para ele. Para que a sua empresa se perpetue no mercado e tenha um diferencial competitivo real, é a experiência que você oferece ao consumidor que funciona”, finaliza Sandrina, especialista da Conta Azul, que atualmente possui uma base com mais de 90 mil clientes.