A Giant Steps, maior gestora quantitativa da América Latina, acaba de lançar um fundo previdenciário que replica a estratégia do fundo Giant Zarathustra, um dos fundos multimercados com melhor performance no país nos últimos 10 anos.
“Nossos cotistas e alocadores institucionais vêm nos pedindo já há algum tempo para disponibilizar o Zara em versão Prev, dado que existem pouquíssimos fundos com alta performance e descorrelação nesse universo. O Zara Prev tem todas as características do fundo original, somada ao benefício tributário da classe de previdência.”, explica Rodrigo Terni, sócio fundador da Giant. “O fundo é uma ferramenta poderosa para diversificação das carteiras de previdência”, completa.
O Zara Prev chega no momento em que a previdência privada tem se tornado cada vez mais relevante no mercado. No primeiro semestre, os brasileiros elevaram em 13% suas contribuições em planos VGBL ou PGBL, somando quase R$ 74 bilhões de janeiro a junho, segundo a Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida). Já em termos de ativos, a previdência privada ultrapassou os R$ 1,12 trilhão este ano, uma evolução de 7,3% na comparação com o mesmo período de 2021.
Lançado em 2012, o Zarathustra tem retorno acumulado de mais de 360% desde o início, enquanto o CDI teve retorno acumulado de 137% no mesmo período. O fundo funciona como um grande radar, que monitora mercados ao redor do globo e busca captar fortes movimentações em câmbio, juros, bolsa e commodities em mais de 40 países.
“O Zara Prev terá a mesma estratégia, com alguns pequenos ajustes exigidos pela legislação da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). O novo fundo terá 75% da volatilidade do Zarathustra original”, complementa Terni.
O Zara Prev chegou ao mercado no dia 03 de outubro e aceita aplicação mínima de qualquer valor. O produto cobra uma taxa de administração de 1% ao ano e taxa de performance de 25% sobre o que exceder o CDI. O fundo está disponível na XP Investimentos e no Itaú. Para mais informações, acesse: www.gscap.com.br.