Estudo realizado pela Ilumeo indica que adesão a apps bancários chegou perto do seu limite
São Paulo, setembro de 2022 – A pandemia de Covid-19 acelerou o ritmo do setor bancário, que no período de janeiro de 2020 a junho de 2021, ganhou 38 milhões de novos clientes (de acordo com dados disponibilizados pelo Banco Central). A transformação do setor bancário impulsionou novas tecnologias, que foram bem recebidas pelos consumidores. Esse contexto se reflete na alta porcentagem de brasileiros com apps bancários instalados em seus smartphones, representando 94% dos usuários de aplicativos.]
Super Apps – Estudo do Comportamento do Consumidor e Marcas
A informação faz parte do estudo “Super Apps – Estudo do Comportamento do Consumidor e Marcas”*, realizada pela ILUMEO, consultoria de inteligência focada em dados e tecnologia. O alto resultado é constante tanto na classe A (94%) quanto nos consumidores das classes econômicas B (97%) e C (94%). Para se ter um parâmetro de comparação, o estudo aponta a penetração dos apps bancários fica atrás apenas da penetração de apps de redes sociais, presentes em 96% dos celulares.
Esses dados mostram que os bancos e fintechs não têm mais o desafio de fazer os seus clientes aderirem ao apps, que já se tornou um comportamento padrão para quase todos que tem smartphone. Agora, o desafio dessas empresas é conseguir atrair clientes dos concorrentes. É convencer os consumidores que vale a pena trocar de banco ou, pelo menos, incluir mais um app financeiro no seu celular.
Além dos consumidores, o mercado financeiro viu o aumento da oferta de produtos e empresas disparar nos últimos anos. De acordo com o estudo Global Digital Banking de 2021, houve crescimento de 73% dos usuários brasileiros com contas exclusivamente digitais, e 44% da população brasileira utiliza serviços de fintechs.
A atratividade dos aplicativos pode contribuir nessa disputa “cliente a cliente” angariada entre bancos tradicionais, carteiras digitais e fintechs. A pesquisa da ILUMEO mostra que apesar do grande número de usuários de aplicativos do segmento, os consumidores não são tão atraídos a usarem os apps desta categoria. “O tempo de uso e envolvimento dos consumidores é maior em todos os outros tipos de aplicativos (compras, delivery, mobilidade, jogos). Os bancos que querem se tornar super apps têm um desafio de mudança de comportamento e ganho de relevância muito grandes”, explica Otavio Freire, sócio e head of Science da ILUMEO.
As alavancas de comportamento que fazem as pessoas se interessarem e baixarem aplicativos e todos os detalhes do estudo serão apresentados na Ilumeo Sessions – Super Apps, palestra que ocorrerá no dia 28 de setembro, às 10h30. O evento é online e gratuito, e as inscrições podem ser feitas por meio do link.
*A ILUMEO ouviu 1.300 pessoas que possuem aplicativos instalados em seus celulares, dentro do período de julho a agosto de 2022, para entender o nível de conhecimento dos Super Apps pelos usuários e as tendências de consumo de aplicativos em geral.