5 medidas para gerenciar riscos de roubos de cargas durante a Black Friday 

Seguros

por Anderson Hoelbriegel*
 

Em períodos de alta sazonalidade no varejo, como a Black Friday e o Natal, o transporte de cargas aumenta devido à maior demanda de mercadorias. E é durante esses períodos que as operações enfrentam desafios logísticos adicionais e um maior risco de roubo de cargas.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, os crimes sempre aumentam nos meses fevereiro-março e novembro-dezembro, segundo o estudo “Panorama de roubo de carga na cadeia logística”. Diante desse cenário, existem soluções eficazes de gerenciamento de riscos que podem ser adotadas para reduzir os roubos de cargas nestes períodos. Entre elas, destacam-se:

  1. Abordagem orientada por dados – esta iniciativa vai desde a análise de riscos e o diagnóstico de segurança, até o planejamento e a implementação do plano de segurança e, ou, política de gerenciamento de riscos.
     
  2. Orientações técnicas de análise de dados e Inteligência Artificial (IA) – são utilizadas para intensificar a identificação de padrões, tendências e ameaças em tempo real ou proativamente no setor.
     
  3. Parcerias entre empresas do segmento logístico e estados – o investimento conjunto em câmeras de monitoramento, iluminação adequada e estratégias conjuntas de enfrentamento às quadrilhas especializadas no roubo de cargas, certamente, serão medidas essenciais para a dissuasão de criminosos.
     
  4. Uso de tecnologias embarcadas – rastreadores veiculares, sistemas de bloqueio remoto e outras tecnologias de segurança podem dificultar o roubo e facilitar a recuperação de cargas, porém é necessária uma boa infraestrutura de internet, preferencialmente 5G, para que não haja áreas de sombra durante as rotas preferenciais.
     
  5. Troca de informações entre Segurança Pública e Segurança Empresarial – são cruciais para combater quadrilhas interestaduais, pois possibilitam a realização de operações cirúrgicas para identificar pontos de abordagem criminosa.

É importante que organizações adotem medidas preventivas, direcionando esforços na mitigação dos riscos e na busca por soluções proativas, a fim de garantir um ambiente mais seguro para suas operações logísticas e, assim, aproveitar as oportunidades da Black Friday.

*Anderson Hoelbriegel é diretor de Negócios da ICTS Security, consultoria reconhecida pela excelência em inteligência e gestão integrada de segurança.