Estão acontecendo os Jogos Olímpicos: que tipos de seguros são necessários para realizá-los?

Seguros

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 são os primeiros a serem realizados diante de milhares de espectadores de todo o mundo desde a pandemia. Quatro anos antes, a conjuntura sanitária obrigou os Jogos de Tóquio 2020 a serem suspensos e realizados no ano seguinte, marcando um fato histórico, pois, desde a Segunda Guerra Mundial, nenhuma olimpíada havia sido cancelada, suspensa ou realizada a portas fechadas.

Embora a organização de qualquer competição esportiva envolva grandes desafios, nenhuma se compara aos Jogos Olímpicos. De acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI), quase a totalidade dos 4,4 bilhões de euros que custarão esses jogos será financiada com fundos privados provenientes da venda de ingressos, turismo, patrocínios e direitos de televisão. Adicionalmente, espera-se que cerca de 15 milhões de visitantes visitem à capital francesa para assistir aos Jogos, nos quais 10.500 atletas de mais de 200 países competirão pelo ouro.

Dito isso, é muito provável que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 estejam entre os de maior valor segurado até hoje, refletindo o grande tamanho, valor comercial e, até mesmo, o fato de ter Paris como sede.

“À medida que as audiências se tornam cada vez mais globais, também aumentam as somas seguradas devido a fatores como a inflação, que impacta o valor dos ingressos, hotéis, despesas de viagem etc. Isso contribui para aumentar ainda mais o valor segurado dos grandes eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos, os quais, simplesmente, não seriam viáveis sem o respaldo dos seguros, pelo menos não na escala que vemos hoje”, afirmou David Colmenares, Managing Director da Allianz Commercial para a América Latina.

Segurança, ciberataques e eventos climáticos: os maiores fatores de risco. Com certeza, quase todas as partes envolvidas em eventos, como os Jogos Olímpicos, estão cobertas por um seguro, desde a entidade organizadora (o COI) e as delegações locais até as equipes nacionais e os atletas individuais, passando por patrocinadores, meios de comunicação, empresas de hotelaria e fornecedores.

Talvez o maior e mais difícil risco seja o cancelamento ou adiamento devido a fatores como condições meteorológicas, ameaças terroristas ou de segurança ou ainda problemas de saúde pública. Os valores cobertos pelo seguro de cancelamento de um grande evento esportivo internacional podem facilmente ascender a centenas de milhões de euros.

Os ciberataques são também uma das principais preocupações. Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang 2018, na Coreia do Sul, um ciberataque perturbou a cerimônia de abertura, por isso se prevê que Paris 2024 não esteja isenta dessas ameaças. Nesse contexto, as seguradoras fornecem cobertura contra esse tipo de incidente, incluindo vazamento de dados, interrupções na rede e ataques de ransomware.

Outros riscos e considerações ao assegurar grandes eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos, incluem: Responsabilidade Civil, que seriam reclamações por parte de espectadores, participantes ou terceiros por lesões, danos materiais ou outros incidentes ocorridos durante o evento; e Danos Materiais de Infraestruturas e Equipamentos Esportivos que podem ser suscetíveis a danos por acidentes, vandalismo ou catástrofes naturais.

Além disso, os atletas e as delegações nacionais costumam necessitar de seguros médicos para se proteger de lesões ou de doenças que possam ocorrer durante os treinamentos ou as competições. Dependendo de seus acordos contratuais, também podem precisar de coberturas de Responsabilidade Civil para se proteger de reclamações decorrentes de sua participação nesses eventos. Por sua vez, os organizadores também costumam precisar de amplas coberturas de Responsabilidade Civil para cobrir os riscos aos quais possam estar expostos funcionários, voluntários e espectadores também.

Os grandes eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos, emocionam e unem bilhões de pessoas em todo o mundo, mas, para os organizadores a realização de tais espetáculos não está isenta de desafios. Anos de experiência, lições aprendidas e planejamento da gestão de riscos garantem que esses espetáculos globais continuem, assim como o apoio dos seguros, que desempenham um papel fundamental ao viabilizar a realização dessas competições internacionais.